Tubarão megaboca é encontrado encalhado em Sergipe

Tubarão megaboca é encontrado encalhado em Sergipe

Origem do Tubarão Megaboca

Um tubarão de uma espécie considerada uma das mais raras do mundo foi encontrado morto e encalhado na praia de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Identificado como tubarão "megaboca" (Megachasma pelágios), o animal será estudado por uma força-tarefa científica, que pretende entender mais sobre seus hábitos e seu organismo.

Raridade da Espécie

O Megachasma pelagios é o único membro da família Megachasmidae e só foi avistado 274 vezes em todo o mundo, a maioria delas no oceano Pacífico. Esta é apenas a quarta vez que o tubarão é visto no Brasil.

Conservação do Exemplar

Encontrado no dia 4 de julho, o tubarão foi levado para o Museu da Fundação Projeto Tamar, onde está conservado no gelo. Segundo o portal UOL, o espécime se trata de um macho com 4,63 metros de comprimento. Por ser um dos maiores já encontrados e apresentar um estado considerável de conservação, indicando que havia morrido recentemente, o achado tem um valor extremo para os cientistas.

Características do Tubarão Megaboca

O tubarão megaboca recebe esse nome por causa do tamanho curioso de sua mandíbula. A espécie foi avistada pela primeira vez no Brasil em 1995, em São Paulo. Depois, em julho de 2009, um macho adulto com 5,39 metros foi encontrado encalhado, já morto e em estado de decomposição avançado, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Essa é uma das maiores espécies de peixes conhecidas, com machos medindo até 5,4 metros e fêmeas até 7,1 metros. Porém, ele é inofensivo ao ser humano, se alimentando de pequenos invertebrados e peixes em águas profundas e afastadas da costa.

Conclusão

A descoberta desse tubarão raro chama a atenção para a importância dos estudos sobre a biodiversidade marinha e a necessidade de proteção das espécies em risco. Convidamos você a comentar abaixo o que pensa sobre este importante achado e a compartilhar esta informação com seus amigos!