Penedo registra apenas um caso de dengue no primeiro semestre de 2025

Penedo registra apenas um caso de dengue no primeiro semestre de 2025

Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde em Penedo

A Prefeitura de Penedo, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue desempenhando um trabalho excelente no combate ao mosquito transmissor da dengue. No primeiro semestre deste ano, foram confirmados apenas um caso de dengue e um de chikungunya entre as 43 notificações para arboviroses, com nenhum caso confirmado para zika vírus em Penedo.

Além disso, os pacientes das notificações confirmadas não tiveram complicações e nenhum caso grave foi registrado, o que comprova a efetividade das ações realizadas regularmente, trabalho intensificado nos períodos de chuva para manter o município livre de uma epidemia.

Comparativo com o ano anterior

Em 2024, foram registradas 123 notificações em Penedo, sendo seis casos confirmados para dengue, seis para chikungunya e dois para zika vírus. Além das visitas semanais dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), os mutirões contra a dengue em localidades com maior incidência do Aedes Aegypti são responsáveis pela conscientização da população e eliminação imediata dos focos do mosquito.

Depoimento da Secretária Municipal de Saúde

'O trabalho da Prefeitura de Penedo no combate à dengue é um verdadeiro exemplo de prevenção e cuidado com a saúde pública. Os números mostram claramente o resultado desse esforço conjunto entre os Agentes de Combate às Endemias e a população. A queda nos casos é fruto de um trabalho constante, bem planejado e próximo da comunidade. Parabéns para toda equipe da Vigilância Epidemiológica e aos moradores que também fazem a sua parte. Só juntos conseguimos manter Penedo livre de epidemias e com mais qualidade de vida para todos', disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Cenário em Alagoas

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Alagoas registrou, em 2025, 1.923 casos prováveis de dengue, sendo 329 de chikungunya e 19 de Zika, sem nenhum óbito registrado até o momento. Comparado ao mesmo período de 2024, o número representa uma queda de 81,9%.

Mutirão no Centro Histórico

Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais um mutirão contra a dengue em Penedo. Desta vez, os ACEs visitaram as casas no Centro Histórico da cidade em busca de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes vistoriaram quintais e terrenos realizando a eliminação de água parada e a realização de aplicação de larvicidas em locais que podem virar criadouro de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de disseminar informações sobre prevenção aos moradores da região.

Importância da participação da população

'É importante salientar que esse trabalho de combate à dengue depende também da população. Se cada pessoa, uma vez na semana, tirar 10 minutos do seu tempo para verificar se tem água parada em casa e sempre deixar os quintais ou comércios limpos, já ajuda demais a evitar focos do mosquito. O combate à dengue é um dever de todos', declarou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Evelyn Ferreira.

Orientações à população

O trabalho preventivo da Prefeitura de Penedo mantém baixos índices das doenças, resultado do trabalho eficiente dos ACEs. A SMS orienta a população para que receba sempre o agente de endemias e certifique-se que ele esteja devidamente uniformizado. E ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza e manchas vermelhas no corpo, procure imediatamente um posto de saúde mais próximo ou a UPA de Penedo.