Conferência Regional em Penedo discute políticas para mulheres
11/07/2025, 19:40:59
Pela primeira vez, Penedo sediou uma Conferência Regional para debater políticas públicas para mulheres
Com representantes dos estados de Pernambuco e Sergipe, o encontro acontece nesta sexta-feira (11), em um espaço localizado no bairro Santo Antônio, às margens do rio São Francisco. Ao todo, 204 pessoas inscritas participam das discussões sobre o tema central: Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas Para Todas, com propostas elaboradas a partir de quatro eixos temáticos:
- Eixo 1 – Protagonismo Feminino e a Conquista da Independência Financeira
- Eixo 2 – Violência contra a Mulher e sua Rede de Proteção
- Eixo 3 – Povos Tradicionais e Direitos das Mulheres
- Eixo 4 – Educação, Saúde, Cultura e Participação Política
"Estamos honradas em sediar a 1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres. Penedo é terra de mulheres fortes, de povos tradicionais, da mulher quilombola, da mulher cigana e da mulher ribeirinha. Discutimos cultura, turismo, saúde, educação, combate à violência. Foi um momento importante de diálogo e construção entre nós, mulheres, para que, juntas, possamos derrubar barreiras e construir um novo caminho. Porque, quando a mulher avança, ninguém fica para trás", enfatizou a secretária municipal da Mulher, Mariana Barbosa.
O evento registra participantes de diversas cidades alagoanas, como São José da Laje, Maceió, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Lagoa da Canoa e Paripueira. Pernambuco foi representado por pessoas da cidade de Olinda e o estado de Sergipe por Canindé do São Francisco.
"A realização desta conferência é de grande relevância para o debate sobre democracia e o trabalho com mulheres quilombolas, indígenas e moradoras de áreas periféricas. O objetivo é ouvir a população e adotar uma perspectiva mais inclusiva e sensível às diversidades. A gestão de Penedo demonstra compromisso com o diálogo e com a construção de políticas públicas eficazes. Este é um momento crucial, e a ampla cobertura da imprensa estadual evidencia a importância da iniciativa, sendo Penedo o primeiro município a aderir à conferência. Ao final, os resultados serão encaminhados ao Ministério das Mulheres", explicou a secretária de Estado da Mulher, Maria Silva.
Uma gestão governada também por mulheres.
Penedo é hoje um dos municípios que mais se destacam entre os 102 de Alagoas, pelo respeito e valorização da capacidade feminina. Na gestão Inovação e Crescimento, nove mulheres comandam secretarias estratégicas e setores da administração de grande relevância, o que torna o município referência em paridade de gênero entre prefeituras do estado.
"Estamos participando da 1ª Conferência Regional realizada em Penedo. As mulheres não poderiam ter escolhido um local mais adequado. Aqui elas também governam. Estamos às margens do Rio São Francisco, em um cenário de grande beleza. Um evento que reuniu participantes de toda a região, inclusive de Pernambuco e de Sergipe, e contou com a presença da secretária de Estado. Discutimos políticas públicas para as mulheres, tanto em nível estadual quanto municipal", afirmou o prefeito Ronaldo Lopes.
Representando o governador Paulo Dantas, o secretário executivo de Saúde, Guilherme Lopes, também destacou a importância de Penedo sediar uma conferência regional desse porte: "É com grande alegria que expresso minha satisfação em participar desta conferência. Tenho orgulho de ver Penedo sediar um evento tão importante. Observo com entusiasmo a presença de mulheres de diversas cidades de Alagoas, assim como de Pernambuco e Sergipe, que enriquecem este encontro com suas experiências e perspectivas. É gratificante constatar que Penedo se consolida como um destino para eventos de diferentes proporções. Esta conferência, de grande relevância, reúne tantas mulheres e aborda temas cruciais, que serão debatidos e aprofundados com o objetivo de formular resoluções significativas", concluiu Guilherme Lopes.
A Conferência também contou com a palestra da educadora física e empresária Cielle Morais, que compartilhou sua trajetória de vida, com foco em inspiração e liderança; e apresentação cultural do grupo Coco de Roda, formado por crianças e jovens da comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros. As participantes também tiveram acesso a serviços de beleza e bem-estar, com tendas das empresas O Boticário e Mary Kay, parceiras das atividades realizadas pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMU).
Para mais notícias e detalhes sobre eventos que promovem a igualdade de gênero, continue acompanhando nosso blog!