Aquecimento de subsolo tem origens naturais ou por exploração

Aquecimento de solo em Alagoas pode estar ligado a exploração mineral, ou acomodação no subsolo abrindo frechas para núcleos superaquecidos.

Aquecimento de subsolo tem origens naturais ou por exploração

Não é fator comum de amostragem termos em Alagoas setores ou locais com solo aquecido até em regiões habitadas. O subsolo é uma parte da terra, e dependendo da sua profundidade ser falha geológica nas proximidades de lençóis de pequenas erupções gasosas.

Em outros casos bastantes comuns, em função de extrativismo mineral nas proximidades o que não é o caso específico em Penedo, onde nas imediações bairro do Matadouro apresentam-se neste momento casas com paredes aquecidas e solo nas mesmas condições.

Não se pode afirmar ainda nada de concreto sobre a situação, porém por se tratar de solo aquecido apenas reações químicas podem ser referenciais para tais situações inusitadas. 

Muito embora a precipitação possa vir a ser o encontro entre substâncias químicas reagentes que sob forma de atividades físico-químicas venham gerar produção de calor: elementos de origem cáusticas na presença de água das chuvas, o que pode gerar uma solução que libere calor sob pressão interna. Soda Cáustica (hidróxido de sódio – NaOH) + Água(H2O) => (NaOH(aq)) sendo exemplo que libera calor. Vulgarmente conhecida como lixívia por quem desconhece a química com mais profundidade. Lixívia também pode ser conhecida como Água Sanitária.

Essa é uma das possiblidades, mas nada que se possa afirmar com profunda exatidão.

Valendo-se salientar que a região afetada pelo fenômeno em Penedo, faz parte de um antigo matadouro público, onde dejetos de origem animal, com alto poder poluente possa ter se acumulado no subsolo por uso indevido durante décadas. Esta é uma possibilidade que não deve descartar de todo. 

Por fim, não havendo ainda análise físico-química da área com estudo aprofundado do subsolo, coerente é se aguardar uma resposta conclusiva por técnicos da Geologia, da Física e da Química, para uma palavra final. 

Por enquanto, evacuar as residências das proximidades do local é a melhor das soluções.  

Creditos: Professor Raul Rodrigues