Temporada França-Brasil 2025 chega a Brasília em agosto

Temporada França-Brasil 2025 chega a Brasília em agosto

Início da Temporada França-Brasil


Os duzentos anos da relação diplomática e de amizade entre Brasil e França culminaram no início da Temporada França-Brasil, aberta oficialmente no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A programação foi apresentada na presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

A decisão de organizar a Temporada foi tomada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2023, em Paris. O objetivo é impulsionar a cooperação bilateral, fortalecer as respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, além de apresentar a riqueza e diversidade cultural de ambos os países.

“A França e o Brasil são dois parceiros estratégicos unidos por destinos comuns: o Atlântico Sul e a Amazônia. Por meio da programação da Temporada França-Brasil, queremos reafirmar que é através do diálogo, da cooperação e da cultura que podemos continuar construindo respostas justas e duradouras para os desafios de hoje e de amanhã”, disse o presidente francês Emmanuel Macron em sua fala de abertura.

Eventos e programação


Ao longo do semestre, trezentos eventos serão realizados em 15 cidades do Brasil, com a participação de representantes de 16 regiões francesas e vários países africanos. A participação ativa das regiões francesas das Américas, como Guiana Francesa, Martinica e Guadalupe, também será destacada.

Os eventos resultam de intercâmbios e cooperações entre festivais, museus, teatros, universidades, empresas, ONGs e artistas dos dois países, focando em três temas prioritários:
  • Democracia e globalização justa e inclusiva: um discurso comum dos presidentes Macron e Lula em defesa dos valores democráticos.
  • Diversidade e diálogo com a África: valorização das culturas indígenas e afrodescendentes, priorizando cooperativas com a África.
  • Clima e transição ecológica: contribuições para a luta contra a mudança climática em parceria com eventos internacionais.

Coordenação da Temporada


A Temporada é coordenada pelo Institut Français e Instituto Guimarães Rosa, em colaboração com as embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França. Anne Louyot é a comissária da programação no Brasil, enquanto Emilio Kalil coordena na França.

“Vindos de histórias diferentes, mas compartilhando valores e interesses comuns, nossos dois países aspiram a conjugar ainda mais seus trunfos e criatividades. A Temporada é o momento de reencontro, um momento-incubadora para testar as melhores formas de trabalhar juntos”, afirma Anne Louyot.

Além do impacto cultural, a Temporada é estratégica nas relações internacionais, consolidando o Brasil como principal parceiro da França na América do Sul nas áreas de cultura, ciência e sustentabilidade. A Temporada França-Brasil 2025 conta com o apoio de 15 patrocinadores, incluindo Engie, LVMH, e Sanofi.

Programação em Brasília


A abertura do calendário da Temporada em Brasília ocorrerá de 18 a 23 de agosto, com uma vasta programação cultural, envolvendo o Festival Convergências e o Festival CoMA. Os eventos acontecerão em locais icônicos como a Esplanada dos Ministérios e a Biblioteca Nacional.

Michelle Cano, diretora do Festival Convergências, afirmou: “O Festival Convergências é sobre encontros, escuta e arte como ferramenta de transformação. Queremos proporcionar a união de vozes, ideias e afetos.” Outras cidades como Belém, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo também terão atividades diversas ao longo do período. O ex-jogador Raí será o embaixador da Temporada França-Brasil 2025.