Que os ouvidos ouçam o que é dito, e não o que entende o cérebro
02/07/2025, 06:46:14Valdinho Monteiro continua sendo o primeiro vereador a ser indicado como vice-prefeito por movimento interno da câmara de vereadores de Penedo.

Durante o programa Penedo Real da terça-feira, 01/07/25, apresentado pelo âncora Raul Rodrigues, foi dito que no ano de 2009 quando esse redator foi Diretor da Câmara de Vereadores de Penedo – CVP – foi discutido com os parlamentares mirins que a soma dos votos dos eleitos, mais a dos suplentes de primeira ordem, sempre seria maior que votação dada ao prefeito eleito, o que poderia impactar em uma futura eleição com candidatos naturais da CVP.
Isto por ser a Câmara de Vereadores de Penedo o nascedouro ou maternidade de lideranças do município. Porém que tal fato nunca teria sido observado pelos próprios parlamentares mirins.
Neste momento explicávamos também que a Câmara de Vereadores nunca teria indicado o nome de um vereador para compor a chapa majoritária como indicação dos próprios edis. Fato ocorrido nas eleições de 2024 com o nome de Valdinho Monteiro como escolha de movimento interno de membros da CVP.
Esta afirmativa gerou especulações e alguns comentários passaram a chegar aos estúdios da rádio Penedo FM com citações de nomes de vereadores que compuseram chapas no passado. E isto não deixa de ser verdade, entretanto sem a fundamentação do contexto: “ter sido indicado por composição de membros da Câmara de Vereadores”.
Raimundo Marinho foi primeiro vereador para depois se eleger prefeito por três mandatos. Esse exemplo não cabe na citação.
José Góis Machado foi vice-prefeito do então prefeito eleito, Zé Alves, em 1988, mas sem ter sido indicado pela câmara de vereadores.
Israel Saldanha também foi escolhido como vice-prefeito de Alexandre Toledo em 2008, todavia sem ter sido escolha da câmara de vereadores de Penedo.
João Lucas também indicado para vice-prefeito de Ronaldo Lopes, contudo sem ter sido indicação da câmara de vereadores de Penedo.
Portanto, a nossa afirmativa de nascer da câmara de vereadores de Penedo a indicação de um nome do parlamento mirim por escolha de parte dos membros da câmara de vereadores de Penedo está em perfeita relação com o que fora dito. O que continuamos avistando como legítimo direito, da CVP ter acesso na formação de chapas em futuras eleições.