Xameguinho, ícone da sanfona em Alagoas, falece aos 62 anos
30/06/2025, 19:41:19
Xameguinho, ícone da sanfona em Alagoas, falece aos 62 anos
Sebastião José Ferreira Maximíno, conhecido como Xameguinho, faleceu nesta segunda-feira (30) em Maceió. Com uma carreira que se estendeu por mais de 50 anos, ele foi um dos sanfoneiros mais renomados do estado. Ao longo de sua trajetória, compôs arranjos para artistas de diversos estilos e se destacou na cena musical alagoana.
Segundo informações da família, Xameguinho pode ter sofrido um infarto. O artista, que nasceu em Atalaia, sempre teve uma relação profunda com a música. Desde os 12 anos, quando recebeu uma sanfona, começou a desenvolver seu talento, inspirado por ícones como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. "Eu já tinha uns 12 anos quando ele comprou uma outra sanfoninha, e eu já conseguia fazer algo parecido com aquilo que eu ouvia", relembrou o músico em uma de suas entrevistas.
O velório do sanfoneiro será realizado a partir das 14h do mesmo dia, com o enterro previsto para as 9h de terça-feira (1) no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.
Com sua música, Xameguinho não apenas conquistou o coração do público local, mas também ganhou reconhecimento internacional, levando o som da sanfona brasileira para a Europa. A sua partida representa uma grande perda para a cultura alagoana e para todos que apreciam sua arte.