Casa Tuca oferece atendimentos gratuitos e busca apoio

Casa Tuca oferece atendimentos gratuitos e busca apoio

Uma história de amor e solidariedade

A Casa Tuca nasceu do desejo de uma criança, e desde então, se tornou um dos principais espaços de acolhimento e assistência para pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social na capital alagoana. O projeto começou a ganhar forma em 2020, quando Arthur Omena, o Tuca, então com apenas seis anos e em tratamento contra o câncer, compartilhou com a família a vontade de ajudar pessoas em situação de rua. Arthur partiu em 2021, mas seu legado ficou.

Desde então, familiares e amigos criaram a Associação Beneficente Casa Tuca, um espaço que oferece, sem custos, refeições, atendimento na área da saúde, oficinas de esporte e lazer, além de cursos profissionalizantes para a comunidade.

Atividades e serviços oferecidos

Uma história de amor, fé e solidariedade segue transformando a vida de quem mais precisa em Maceió. Localizada no bairro do Vergel do Lago, a Casa Tuca atende diversas pessoas carentes. Segundo relatos, Tuca dizia ter recebido esse propósito de Deus e reforçava a importância de agir como irmãos. Mesmo com o diagnóstico delicado, sua maior preocupação era com aqueles que não tinham um prato de comida ou um lugar seguro para dormir.

De lá pra cá, as ações só cresceram. A instituição atua em regiões como a Villa Emater, Comunidade Sombra dos Eucaliptos e praças do centro da cidade, promovendo atendimento direto a quem precisa. Na sede, o público encontra desde serviços de saúde e corte de cabelo a palestras, capacitações e momentos de lazer para crianças e adultos.

Contribuições e apoio necessário

Atualmente, a Casa Tuca mantém suas atividades graças ao apoio de parceiros e pessoas comuns que abraçam a causa. A instituição precisa, em média, de R$ 47 mil por mês para cobrir custos fixos, insumos e pessoal. Uma das formas de ajudar é por meio de contribuições recorrentes na plataforma Apoia.se. Mais informações sobre as atividades e a rotina da casa podem ser acompanhadas pelo perfil @casa.tuca no Instagram.