Cerca de mil crianças aguardam cirurgia no SUS em Alagoas
23/06/2025, 19:37:53
Cerca de mil crianças aguardam cirurgia no SUS
Cerca de 1 mil crianças aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma cirurgia em Alagoas. Segundo a Defensoria Pública do Estado (DPE), muitas dessas crianças estão em espera há mais de um ano. Para cobrar que o Estado agilize o processo, uma ação civil pública foi ajuizada, destacando a necessidade de maior celeridade na realização das cirurgias pediátricas.
Ação Civil Pública e Funcionamento do Centro Cirúrgico
Na ação, a Defensoria pede que o centro cirúrgico do Hospital da Criança, inaugurado em 2022, esteja operando dentro de um prazo máximo de 60 dias. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que três hospitais no estado estão realizando cirurgias pediátricas e que medidas estão sendo tomadas para reduzir a fila de espera, como a realização de mutirões de triagem.
Unidade de Referência e a Necessidade Urgente
No entanto, a DPE ressalta que a unidade deveria ser referência no atendimento pediátrico, mas ainda não conta com o centro cirúrgico funcionando, mesmo tendo 10 leitos de UTI e uma equipe especializada na área. "Muitas patologias pediátricas, mesmo as aparentemente simples, podem evoluir para quadros graves se não tratadas a tempo. A dignidade da criança e do adolescente é diretamente violada por essa espera cruel e indefinida", diz um trecho da ação. Essa situação reforça a urgência em garantir que as crianças recebam o atendimento necessário o mais breve possível.