Penedo recebe primeiro laboratório de economia criativa em Alagoas

Penedo recebe primeiro laboratório de economia criativa em Alagoas

Laboratório Co.liga em Penedo

A cidade de Penedo foi escolhida para sediar o primeiro laboratório do Co.liga, Escola Digital de Cultura, Tecnologia e Economia Criativa, da Fundação Roberto Marinho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (06), durante a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Penedo e a instituição.

Localização e Objetivos do Espaço

O novo laboratório da Co.liga funcionará no prédio da OxeTech, localizado dentro da Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo. O espaço tem como objetivo oferecer cursos e capacitações, totalmente gratuitos, para toda a população penedense. As áreas de foco incluem setores da economia criativa, como artes visuais, design, multimídia, música, cultura, tecnologia e gastronomia.

Declarações Importantes

O prefeito Ronaldo Lopes expressou sua satisfação, afirmando que os cursos alinhados à nova realidade de Penedo são fundamentais: “Acreditamos que o turismo e a economia criativa são ótimos caminhos para a geração de emprego e renda, por isso é uma grande alegria poder contar com o apoio da Co.liga, por meio da Fundação Roberto Marinho. Ser a cidade escolhida para sediar o primeiro laboratório nos enche de orgulho. Vamos oferecer toda a estrutura necessária para incentivar a participação da juventude penedense.”

Além disso, Lopes destacou a importância da parceria para criar oportunidades na cidade.

Impacto no Desenvolvimento Cultural

A chegada do Co.liga ao município é vista como um passo significativo no compromisso com o desenvolvimento cultural e socioeconômico da região. A escolha de Penedo demonstra o potencial da cidade como um polo cultural e criativo em Alagoas. Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, afirmou: “Estamos muito felizes, principalmente por sermos uma cidade criativa da UNESCO. O primeiro laboratório do Co.liga em Alagoas é aqui em Penedo e, com certeza, essa parceria vai gerar bons frutos para a juventude e para a formação socioeconômica penedense.”

Fabiana Cecy, diretora nacional da Co.liga, também comentou sobre a importância de Penedo: “Para nós, da Co.liga, é muito simbólico que Penedo seja a sede do primeiro laboratório em Alagoas. Chegamos para somar esforços com o município, trazendo capacitações robustas que fortalecem o trabalho que já vem sendo feito, assim, vamos contribuir para a permanência dos talentos locais e impulsionar o crescimento econômico por meio da economia criativa.”

Eventos e Presenças

Na cerimônia de assinatura do termo de cooperação, diversos representantes estavam presentes, incluindo o deputado federal Luciano Amaral, Teresa Machado, secretária da SEMCLEJ, e outros autoridades locais, todos demonstrando apoio a essa nova iniciativa.