Dira Paes Celebra 40 Anos de Carreira no Cinema

Dira Paes Celebra 40 Anos de Carreira no Cinema

A trajetória de Dira Paes no cinema


A atriz Dira Paes comemora 40 anos de carreira durante o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, onde também celebrou 20 anos de casamento. Reconhecida principalmente pelo filme "Manas", que aborda a violência infantil na Amazônia, Dira compartilha reflexões sobre sua vida pessoal e trajetória profissional desde sua estreia em "A floresta de esmeraldas".

No evento, a artista destaca a importância da reinvenção e os desafios enfrentados como fundamentais para manter aquecida a chama do amor em seu casamento com Pablo Baião. "O cinema me formou como mulher, atriz e cidadã", afirma ela, ressaltando a influência da arte em sua vida.

Dira, que tinha apenas 15 anos quando participou do seu primeiro filme, relembra momentos marcantes das filmagens de "A floresta de esmeraldas" (1985). Durante a cena que exigia nudez, todos os integrantes do elenco se despiram ao mesmo tempo, uma experiência que, segundo a atriz, foi uma espécie de 'apresentação à criação da Terra'. Acompanhada de sua mãe, esse foi um marco em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Natural de Abaetetuba, no Pará, Dira Paes já participou de mais de 50 filmes, teve mais de 30 trabalhos em televisão e foi premiada em diversas ocasiões. Aos 55 anos, ela reflete sobre como o cinema a ajudou a se tornar quem é atualmente. "O cinema me deu tudo, inclusive o grande amor, Pablo, pai de meus filhos, Ignácio, de 17 anos, e Martin, de 9", conta ela com emoção.

Além de estrelar atualmente o filme "Manas", que tem recebido premiações, Dira está disponível no Globoplay com a série "Pablo e Luisão". Em breve, a atriz iniciará as gravações da nova novela das nove, "Três graças", que sucederá "Vale tudo". Nessa entrevista, ela discute a complexidade de conciliar tantas atividades simultâneas, refletindo seu caráter polivalente.