Penedo avança na segurança com ações de proteção infantil

Penedo avança na segurança com ações de proteção infantil

Penedo e o Programa Destinos Turísticos Inteligentes


Penedo avançou em mais um eixo do programa de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Desta vez, no eixo de Segurança, o município implantou ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além do enfrentamento ao trabalho infantil. As iniciativas são coordenadas pela Prefeitura de Penedo, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, e com o suporte do projeto da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), com colaboração da SEMASDH e da SEMED.

Ações Educativas e Sensibilização


A Secretaria, criada pelo Prefeito Ronaldo Lopes, realiza atividades em escolas, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de conscientizar sobre a proteção de menores. Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social viabiliza o acesso a serviços gratuitos, como o ID Jovem e o Cadastro Único, que são essenciais para a inclusão em programas sociais.

A Prefeitura tem promovido ações educativas que incluem a distribuição de panfletos informativos e a realização de atividades durante eventos municipais, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. O intuito é sensibilizar a população sobre os sinais de alerta e as atitudes a serem tomadas em casos de suspeita de exploração sexual. Para Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC, "o turismo deve ser uma força de desenvolvimento e valorização cultural, jamais um espaço para violação de direitos".

Projeto de Combate ao Trabalho Infantil


Outro destaque é o projeto Criança Sendo Criança, que visa combater o trabalho infantil. Iniciativas da Secretaria Municipal de Assistência Social se dedicam a identificar e acolher menores encontrados em situação de trabalho, oferecendo novas perspectivas por meio de práticas esportivas e apoio familiar.

Uma vez realizada a busca, as crianças são convidadas a participar de atividades esportivas aos sábados, promovendo o desenvolvimento físico e emocional. As famílias desses menores também recebem acompanhamento da SEMASDH e são direcionadas a programas sociais que atendem suas demandas, visando à melhoria da qualidade de vida.

Compromisso com a Infância


"Trabalhamos ao longo de todo o ano em parceria com as escolas, promovendo ações educativas que fortalecem a proteção das nossas crianças e adolescentes. Integrar essa pauta ao programa de Destinos Turísticos Inteligentes reforça nosso compromisso com uma cidade que acolhe com responsabilidade e prioriza os direitos da infância", declara Ana Teresa Lopes, secretária da SEMASDH.

As escolas interessadas em implementar ações semelhantes podem entrar em contato com a SEMASDH para agendar uma visita. Vale lembrar que Penedo já avançou em outros eixos do Programa Futuro Turismo Brasil, como em Acessibilidade, com o projeto Destino Penedo Acessível, e em Inovação, com a instalação de um sistema de sensorização em três pontos turísticos para a coleta de dados e informações.