Chuvas intensas causam alagamentos no HGE em Maceió
23/05/2025, 10:32:44
Alagamentos no Hospital Geral do Estado (HGE)
Nos últimos quatro dias, choveu 475 mm em Maceió, 61% a mais que a média esperada para o mês de maio. O estado registrou 722 pessoas fora de casa em 13 cidades devido aos temporais.
Os corredores do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, principal hospital público de Alagoas, ficaram alagados durante a noite de terça-feira (20) e na madrugada de quarta-feira (21) devido às chuvas intensas que afetam a região há quatro dias. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra pelo menos seis trabalhadores do setor de serviços gerais utilizando baldes e rodos para retirar a água dos corredores do hospital, localizado no bairro do Trapiche da Barra.
Em nota, o HGE informou que, em razão das fortes chuvas, foram adotadas medidas imediatas para preservar a segurança e o bem-estar de pacientes, usuários e servidores. A média histórica de 274,7 mm de chuvas esperadas para o mês de maio em Maceió foi superada em apenas três dias.
Impacto das chuvas em Maceió
Os corredores do HGE enfrentaram alagamentos que afetaram diretamente o atendimento, mas o setor de Engenharia do hospital permanece em alerta para possíveis intercorrências. As ações foram rápidas, visando a integridade da estrutura da unidade e a qualidade da assistência ao público.
Com o registro de 475 milímetros de chuva nas últimas 96 horas, o volume ultrapassou em 61% as expectativas para o mês. As chuvas intensas têm causado deslizamentos de terra e alagamentos em diversos bairros da capital. Além de Maceió, o interior de Alagoas também foi afetado, com a Defesa Civil Estadual reportando que 722 pessoas foram forçadas a deixar suas residências em 13 municípios. O município de São Luís do Quitunde, em específico, decretou situação de emergência nesta quarta-feira.