Alagoanos sugerem melhorias na publicidade do Governo

Alagoanos sugerem melhorias na publicidade do Governo

A participação da população alagoana

Recentemente, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) conduziu uma consulta pública com o intuito de coletar opiniões sobre os critérios utilizados pelo Governo de Alagoas na veiculação de sua publicidade institucional. Durante o período de 25 de abril a 12 de maio, foram recebidas 171 respostas, que trouxeram insights valiosos para a política de comunicação do Estado.

Resultados da pesquisa

Os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria dos alagoanos acredita que a publicidade deve ser exibida em veículos que prezem pela qualidade da informação. Surpreendentemente, cerca de 75% dos participantes defendem a veiculação em meios de comunicação locais, valorando a importância da regionalização e do acesso democratizado à informação.

"É a primeira vez na história que o povo alagoano tem a oportunidade de opinar sobre como deseja ver investidos os recursos da comunicação pública. E nós confirmamos que responsabilidade com o conteúdo, regionalização e confiança são valores fundamentais exigidos pelos cidadãos dos veículos que pretendem receber anúncios do Estado", afirmou o secretário de Comunicação, Wendel Palhares.

Próximos passos

A Secom planeja convocar em breve uma reunião especial que incluirá órgãos de controle, entidades representativas do setor e agências de publicidade para discutir as diretrizes que orientarão a contratação de veículos pela administração pública.

O secretário destacou que haverá o compromisso de
democratizar o acesso à publicidade institucional com critérios técnicos claros, responsável pela qualidade do conteúdo veiculado. "Vamos ter tolerância zero com a desinformação", completou Wendel.

Expectativas da população

Quando questionados sobre a visibilidade da publicidade institucional, 94,7% dos participantes afirmaram já ter visto campanhas do governo na internet. No que se refere aos critérios para a escolha dos veículos, 71,3% destacaram o compromisso com o combate à desinformação, enquanto 69% elegeram a qualidade do conteúdo como essencial.

A pesquisa também revelou que a população valoriza a transparência no processo de contratação. Um expressivo 86,5% dos entrevistados apoiou a ideia de que a plataforma de cadastro dos veículos deve ser pública, possibilitando o registro de denúncias ou reclamações.

Considerações finais

Os comentários qualitativos reforçaram a valorização do jornalismo profissional e a necessidade de métodos acessíveis e atrativos para a comunicação pública, como vídeos curtos e infográficos. A partir das contribuições recebidas, espera-se que o Governo do Estado implemente medidas eficazes que aperfeiçoem a democratização da informação e fortaleçam a comunicação responsável.