Descobertos mais de 300 tesouros da Idade do Bronze

Descobertos mais de 300 tesouros da Idade do Bronze

Arqueólogos encontram objetos da Idade do Bronze

Mais de 300 tesouros da Idade do Bronze foram encontrados na Hungria. Os objetos de povos antigos eram usados em oferendas religiosas ou para protegê-los de líderes gananciosos. As descobertas foram publicadas na revista Antiquity.

Uma equipe de arqueólogos só conseguiu encontrar os objetos graças a detectores de metais. Os tesouros estavam em Somló, uma região vinícola no oeste da Hungria. Os artefatos, que incluem armas, contas de âmbar e presas de javalis domesticados, pertencem a pelo menos seis diferentes objetos.

Eles datam do fim da Idade do Bronze (1450–800 a.C.) até o início da Idade do Ferro (800–450 a.C.), período marcado pela queda de civilizações importantes e pela introdução de ferramentas de ferro e aço. De acordo com o site MSN, o sítio arqueológico fica nas encostas de um vulcão extinto e faz parte de um projeto do Instituto Nacional de Arqueologia do Centro de Coleção Pública do Museu Nacional Húngaro.

Achados Notáveis

Entre os achados mais notáveis está uma ponta de lança em estilo alpino, além de fragmentos de tecido, couro e diversos itens ligados ao trabalho com bronze. Essa não é a primeira vez que relíquias são encontradas na região. Já no século XIX, fazendeiros locais começaram a desenterrar artefatos no topo da colina, embora, na época, não houvesse registro formal das descobertas.

Joias, armas e vasos de bronze foram encontrados por esses trabalhadores rurais. Segundo o artigo, os seis novos tesouros oferecem uma chance única de estudar as tradições da época, além de ajudar a entender como o local era usado ao longo do tempo.

Ainda de acordo com a MSN, a equipe destaca que essas práticas eram "intencionais e complexas", e pretende integrar os novos achados com as descobertas anteriores para aprofundar o conhecimento sobre a região.

Importância dos Achados

Um dos conjuntos, chamado de "Tesouro V", pode ser especialmente importante. Ele seria o mais recente dos depósitos da Idade do Bronze Final encontrados no local. Por isso, a datação por radiocarbono dos restos de animais presentes nesses artefatos pode ajudar a estabelecer uma linha do tempo mais precisa para o período de transição rumo à Idade do Ferro.

Essas descobertas não só enriquecem o conhecimento histórico sobre a região, mas também proporcionam uma nova perspectiva sobre as práticas culturais dos povos que habitaram a área. Se você se interessa por arqueologia e história, fique atento às novidades e continue acompanhando nosso blog para mais informações!