Apagão na Europa causado por fenômeno atmosférico raro

Apagão na Europa causado por fenômeno atmosférico raro

Situação pode demorar até uma semana para ser normalizada

O apagão que atingiu vários países da Europa nesta segunda-feira (28) foi causado por uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada a um \"fenômeno atmosférico raro\". A informação foi divulgada pela operadora de redes energéticas REN, de Portugal. Segundo a REN, as variações extremas de temperatura no interior da Espanha geraram oscilações anormais nas linhas de muito alta tensão. Com isso, houve uma série de \"falhas de sincronização entre os sistemas elétricos\" de toda a rede europeia interligada. De acordo com a companhia, a previsão é que a situação volte ao normal em uma semana. Por outro lado, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, disse que pretende resolver a situação dentro das próximas horas. A Red Electrica, responsável pelo fornecimento de eletricidade na Espanha, informou que algumas áreas já tiveram a energia restabelecida. \"Continuamos trabalhando com todos os recursos para conseguir o restabelecimento do fornecimento o mais rápido possível em todo o território\", afirmou a empresa.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) da Espanha anunciou que investiga a possibilidade do apagão ter sido causado por um ataque hacker, segundo informações do jornal El País. A possibilidade foi endossada pelo ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida. \"Sei que abrange vários países da Europa - Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos. (...) Coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada\", disse ele à \"RTP\".

O apagão de hoje atingiu desde o tráfego aéreo até os serviços mais simples do cotidiano dos europeus. Habitantes de Madri e de Lisboa tiveram dificuldades no trânsito porque os semáforos foram desligados, o que causou um grande congestionamento em ambas as capitais. Além disso, várias estações de metrô tiveram suas atividades interrompidas, com pessoas ficando presas dentro dos vagões. Os trens da Espanha seguem suspensos, sem previsão de volta. Hospitais, lojas, bancos e escolas foram diretamente impactados pelo interrompimento na rede elétrica. Nos poucos estabelecimentos abertos, há filas gigantescas de clientes. As telecomunicações também estão entre os serviços afetados. Há relatos de pessoas com dificuldades para fazer chamadas telefônicas e conectar a internet.