Higo analisa vitória do CSA e utilização de dois centroavantes
27/04/2025, 05:33:02
Azulão conquista primeira vitória na Série C e sobe na tabela de classificação
O CSA passou sufoco neste sábado contra o Náutico, mas conseguiu a primeira vitória na Série C. Após abrir o placar, com Tiago Marques, e sofrer o empate ainda no primeiro tempo, a equipe azulina aproveitou na etapa final a expulsão do meio-campista Marco Antônio para fazer o segundo gol, assegurando, assim os três pontos no Rei Pelé.
Na coletiva, o técnico Higo Magalhães reconheceu a dificuldade para conquistar o primeiro triunfo no Brasileiro e elogiou o adversário.
- Todos já sabiam que ia ser dessa forma, mais uma vez. O Náutico é uma grande equipe. Tem os mesmos objetivos que nós dentro da competição, treinador muito experiente (Hélio dos Anjos), com a chegada dele agora, então a gente já sabia da dificuldade, mesmo jogando em casa porque o cenário nessas três primeiras rodadas está sinalizando, assim. Vai ser ponto a ponto até o final. Hoje, nós sabíamos da dificuldade.
Ao analisar a atuação, o treinador azulino disse que o time começou bem o primeiro tempo até conseguir abrir o placar. No entanto, ao sofrer o empate, o CSA voltou a sentir o "baque".
- Começamos muito bem o jogo, muito lúcidos, com muita saída, principalmente saída com movimentações dentro daquilo que trabalhamos, os atletas encorajados pra poder fazer. É lógico que a partir do momento que você vai desafiando o adversário, um detalhe ou outro, daqui a pouco, o escape pra tomar uma decisão melhor, que faz parte do jogo. Mas, depois que tomamos o empate, nós voltamos a sentir um pouquinho o baque, dentro da naturalidade do jogo, o adversário ganhou confiança, envolveu muito pelos corredores, e aí a gente foi tendo um pouco mais de dificuldade.
Higo explicou a mudança na estrutura da equipe, quando, com um homem a mais em campo, passou a utilizar dois centroavantes.
- Mas no segundo tempo, acredito que nós sabíamos que eles iam voltar com o ímpeto um pouco forte, nós aumentamos um pouco mais a estatura, e a mudança é aquela questão do ímpeto do treinador. Quando eles perderam um atleta expulso, a gente teve a oportunidade de usar os dois centroavantes próximos, porque a gente imaginou que poderia, principalmente, jogar eles um pouco mais pra trás, aumentar nossa estatura no jogo aéreo e, com essa movimentação, com os dois centroavantes, começar a assustar mais o adversário. Eu acredito que fomos felizes, principalmente os atletas em cumprirem aquelas funções que determinamos, elaboramos como estratégia e (fico) feliz pelo resultado.
O CSA ganhou oito posições com essa vitória na Série C e dorme na quarta colocação, com cinco pontos. O Azulão volta a jogar pela Série C no dia 4 de maio, domingo, visita o Ypiranga, às 16h30, em Erechim. Antes, na próxima quarta-feira, recebe o Grêmio, às 21h30, no Estádio Rei Pelé, pela terceira fase da Copa do Brasil.