Semiárido alagoano enfrenta seca severa e pouca chuva
25/04/2025, 15:36:22
Silêncio das chuvas no semiárido alagoano
No início do ano, a seca fez 35 municípios alagoanos decretarem estado de emergência. A previsão é que esse ano os sertanejos enfrentem uma das maiores secas registradas em Alagoas.
A falta de chuva no semiárido alagoano não deve ser aliviada pelo período chuvoso. A previsão meteorológica é de volume baixo de chuva e seca severa no Sertão. A preocupação é que o déficit hídrico cause prejuízos para a agricultura e pecuária na região. Em janeiro, a seca fez 32 municípios decretarem situação de emergência.
Impactos das secas históricas
Em entrevista ao g1 AL, o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho, disse que a situação é semelhante às secas históricas registradas no estado entre os anos de 2012 e 2017. "Essas chuvas abaixo da normalidade no semiárido nos preocupa. Esse é o período de recarga hídrica, ou seja, onde se guarda água para os próximos meses. A situação já é difícil e a pouca chuva que deve vir na quadra chuvosa deve agravar esse quadro ainda mais".
Condições das famílias sertanejas
A falta de chuva no sertão alagoano deixou milhares de famílias sertanejas sem água nos reservatórios no início do ano. Dos 102 municípios, mais de trinta tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido pela defesa civil nacional.
Expectativas para o futuro
A previsão é que os dias secos continuem, seguidos de chuva intensa em um curto espaço de tempo e altas temperaturas. "É importante ressaltar que, durante a quadra chuvosa, teremos temperatura acima da normalidade e com dias consecutivos secos. Esses dias podem ser seguidos por dias de chuva intensa em um curto espaço de tempo, o que é perigoso. O nosso final de ano no semiárido deve ser bem difícil na questão da seca", apontou o meteorologista.
Medidas de resposta a desastres
Na quarta-feira (24), a Defesa Civil Estadual apresentou um plano plano de respostas a desastres para o período chuvoso. Participaram da reunião representantes das defesas civis municipais e da segurança pública.