Rússia está pronta para acordo sobre a Ucrânia

Rússia está pronta para acordo sobre a Ucrânia

Rússia busca um acordo com a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que seu país está "pronto" para alcançar um acordo que ponha fim à guerra na Ucrânia. Essa declaração foi feita durante uma entrevista para a emissora americana CBS News, divulgada na quinta-feira (24).

Na entrevista, Lavrov comentou sobre a possibilidade de um acordo, mencionando que o presidente Donald Trump "fala de um acordo e nós estamos prontos para alcançar um acordo, mas ainda há alguns elementos específicos deste acordo que precisam ser ajustados". Ele acrescentou: "Há diversos sinais de que estamos nos movimentando na direção certa".

Repercussões dos ataques na Ucrânia

Quando questionado sobre a nova onda de ataques à Ucrânia, que resultou em ao menos 12 mortos e dezenas de feridos em Kiev, Lavrov respondeu: "Apenas visamos alvos militares ou locais civis utilizados pelos militares." Ele reafirmou que, se um alvo é utilizado pelo Exército ucraniano, o Ministério da Defesa e os comandantes no terreno têm o direito de atacá-los.

Críticas de Trump ao Kremlin

Mais cedo na mesma quinta, Trump fez uma rara crítica ao Kremlin, expressando seu descontentamento através das redes sociais: "Não estou contente com os ataques russos. Não são necessários, e o momento é muito ruim. Vladimir [Putin], PARE!" Desde seu retorno à Casa Branca, o governo de Donald Trump tem buscado negociar o fim do conflito, que teve início em fevereiro de 2022 com a invasão russa da Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, interrompeu uma visita à África do Sul para retornar urgentemente a Kiev após o ataque russo contra a capital.