O que não fica claro ou transparente vira água ardente.

Quem viveu tempos de crises sabe que tudo na vida passa. As grandes festas, vitórias ou tempos de calmarias, assim como as tempestades furiosas de um mar revolto. Sobrevive quem sabe mais.

O que não fica claro ou transparente vira água ardente.

Já não são poucas as prefeituras em Alagoas que estão a viver um clima de guerra entre prefeitos eleitos contra os seus apoiadores – ex-prefeitos – e para os reeleitos um clima de insatisfação entre o grupo gestor e o povo. Onda de demissões não gera boa coisa.

Entre os políticos rompidos ou corrompidos, como queiram, estão Rio Largo,  https://ojornalextra.com.br/noticias/alagoas/2025/03/112987-prefeito-de-rio-largo-denuncia-a-pgj-fraude-para-forjar-sua-renuncia, https://oglobo.globo.com/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/post/2025/03/tio-e-,  sobrinho-ex-prefeito-aliado-de-lira-e-sucessor-proximo-a-calheiros-discutem-em-al-quem-colocou-voce-ai-fui-eu.ghtml, e https://www.instagram.com/tribunahoje_/reel/DHebc9FvWWq/, e Maragogi com https://www.instagram.com/extraalagoas/p/DHhEp3nsy4M/,  https://www.7segundos.com.br/maragogi/noticias/2025/03/17/271599-rompimento-com-prefeito-de-maragogi-deve-fazer-sergio-lira-lancar-candidatura-em-2026, e, https://ojornalextra.com.br/noticias/alagoas/2025/03/112899-ex-prefeito-sergio-lira-reforca-rompimento-politico-com-atual-gestao e  https://ojornalextra.com.br/impresso/2025/03/613-rompimento-com-prefeito-pode-levar-sergio-lira-a-nova-disputa-eleitoral, indicam sérias acomodações solo político nessas regiões. Daí ou saem novas lideranças de fato e com votos, ou darão retorno aos mais experientes e tradicionais nomes da política em cada um dos citados municípios.

Em resumo: ou se tem varredura pelas ruas de Rio de Largo e Maragogi, se nada encontrarem para varrer, voltam os velhos para o poder. 

 Já quanto aos reeleitos em clima de insatisfação entre o grupo gestor e o povo, imperioso se faz que a população entenda as duras decisões por vezes tomadas pelos pais dentro de uma cada casa para manter a ordem natural da vida de todos. Existem as temporadas de fartura, e as de dificuldades que geram desconfortos internos. E os mais capazes e experientes que por isso estão no comando, sentem a dor do aperto, mas sabem por previsibilidade que: “vai passar”. 

Creditos: Raul Rodrigues