Cursos gratuitos para mulheres: mais de 400 vagas disponibilizadas
26/03/2025, 05:48:35
Cursos gratuitos para mulheres em vulnerabilidade social
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertou 415 vagas em cursos gratuitos do Mulheres Mil, um programa do Governo Federal que visa oferecer formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As interessadas ainda podem se inscrever em alguns dos polos disponíveis, que exigem que as alunas se desloquem até as escolas ofertantes. As aulas terão início no dia 1º de abril.
Vagas disponíveis e cursos oferecidos
Os cursos disponíveis incluem:
- Bordado à Mão
- Cuidadora de Idoso
- Cuidadora Infantil
- Agricultora Orgânica
- Promotora de Vendas
- Manicure e Pedicure
- Limpeza e Conservação
As vagas estão distribuídas entre várias localidades: em Maceió, os cursos são oferecidos nas escolas estaduais Geraldo Melo, que traz o curso de Agente de Limpeza e Conservação, e Fernandes Lima, que oferece o curso de Promotora de Vendas. Em Arapiraca, a Escola Estadual Pedro de França Reis ministra o curso de Cuidadora Infantil. Já na Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, é disponibilizado o curso de Cuidadora de Idoso. Outros polos incluem Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Têm também oportunidades em Viçosa, União dos Palmares e Coruripe, onde são oferecidos diversos cursos para atender a demanda local.
Como se inscrever nos cursos
Para se inscrever nos cursos, as interessadas devem ter, no mínimo, 16 anos, já ter concluído o ensino fundamental e ser cadastradas no Programa Bolsa Família e/ou Cadúnico. Além disso, é necessário apresentar alguns documentos, como:
- CPF;
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho);
- Número de Identificação Social (NIS/PIS), se disponível;
- Comprovante de nível de escolaridade (declaração, autodeclaração ou certificado do ensino fundamental);
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de inscrição no Cadúnico ou de beneficiária ativa do Programa Bolsa Família.
Se a interessada for menor de 18 anos, também precisará do CPF do responsável.
Vagas ainda disponíveis
Apesar de as aulas começarem no dia 1º, ainda há vagas disponíveis nos seguintes polos: Maceió – Escola Estadual Dr. Fernandes Lima (curso de Promotora de Vendas); Palmeira dos Índios – Escola Estadual Humberto Mendes (curso de Cuidadora de Idoso); União dos Palmares – Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento (curso de Promotora de Vendas); Porto Calvo – Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação (curso de Cuidadora de Idoso); e Pilar – Escola Estadual Oliveira e Silva (curso de Artesã de Bordado à Mão).