Neymar Júnior: do sucesso midiático ao fracasso profissional
12/03/2025, 14:52:08Neymar foi um craque? Prometeu ser. Mas ao final das análises foi muito mais Pop Star que atleta da bola como tal prometia ainda moleque. E o moleque não cresceu.

Garoto saído das bases do Santos Futebol Clube, Neymar foi uma promessa de sucesso futebolístico a ganhar o mundo passando pelos maiores clubes de futebol da Europa – o que significa mundo – e com apelo midiático de pop star esqueceu-se de jogar bola. A bola que prometia ter, e que na verdade tinha, foi engolida pela fama, dinheiro, e, ainda mais envolvida pelo gosto do futebol fantasia chegando a ser denominado de cai-cai.
Em termos de comportamento profissional, o técnico experimentado, expert, maduro e competente Dorival Júnior já afirmava precisar esquecer a vaidade e calçar as sandálias da humildade para não ter uma curta carreia. Isso foi dito em final de jogo de quando Neymar ainda era atleta do Santos.
O dito tomou forma; foi para o Barcelona e lá não ganhou os títulos que o clube multicampeão de tudo já havia ganho. Foi então para o Paris Saint-Germain para conquistar a Champions League e deu em nada. E, sintomaticamente apresentado os sinais do tempo fez seu último voo para o mundo Árabe, para reforçar o caixa da sua conta bancária, e, perseguido por tantas contusões enxergou ser melhor retornar às terras do Brasil onde nascera, no Santos Futebol Clube, segundo a imprensa que lhe é “grata”, por “gratidão” a quem o lançou no futebol, e, onde sequer conseguiu colocar time da história de Pelé na final do Campeonato Paulista de 2025.
Claro que a mídia que beija os seus pés lhe proporcionou muito dinheiro no bolso. No entanto, não pode fazer o mesmo narrando as suas genais jogadas que o mundo esperou nos maiores estádios de futebol do planeta.
Foi muito mais midiático como pop star que mesmo como o jogador fatal que a Europa sonhou em ver.
E aí, sobram as boas e merecidas lembranças de Ronaldinho Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Rivaldo, aos quais nunca fez sombra, e se comparado a Romário, teria que morrer de insolação.
Brilhou como marca, mas como jogador deixou muito a desejar, e na coleção de títulos é bem diminuto aos craques citados acima.