MASSAGENS TERAPÊUTICAS ALIVIAM TENSÕES E PREVINEM DORES NAS COSTAS
08/11/2024, 15:58:33Shiatsu, tuiná e sueca são algumas das técnicas mais conhecidas e utilizadas para promover o relaxamento muscular e tratar problemas na coluna e limitações físicas
Os brasileiros estão descobrindo os benefícios das massagens para o tratamento e a prevenção de dores musculares e limitações físicas. Técnicas terapêuticas como shiatsu, tuiná e sueca estão se popularizando, pois propiciam ao praticante relaxamento muscular e alívio nas dores de coluna.
A massagem para combater as dores nas costas pode ser feita com óleos vegetais, como o de amêndoa, ou creme natural, juntamente com óleos essenciais. Uma boa pedida são o de lavanda e de alecrim.
Indicada para todas as pessoas que procuram bem-estar e qualidade de vida, a massagem para dor nas costas é para quem trabalha muito tempo sentado ou que precisa pegar peso. E para quem sofre ainda com dores musculares nas costas e na coluna, ombros e pescoço.
Uma das técnicas mais famosas, a massagem sueca, ou clássica, visa promover o relaxamento, liberando a tensão muscular. É mais suave do que a massagem profunda e é mais adequada para alívio de tensões.
A massagem sueca relaxa os músculos tensos causados por atividades diárias, como sentar-se ao computador ou fazer exercícios.
Técnica de massagem da medicina tradicional chinesa, a tuiná (ou tui-ná) -também conhecida como massagem da acupuntura - atua diretamente com os fluxos de energia. Assim, trabalha na eliminação de possíveis excessos e acúmulos, desobstruindo pontos críticos e liberando movimentos que naturalmente estimulam a circulação regular do sangue.
Além de ser positiva no tratamento de dores musculares e ósseas, a tuiná trata de enfermidades no sistema respiratório, digestivo e reprodutor.
Pesquisas científicas já mostraram os efeitos curativos desta técnica chinesa, que pode ser aplicada no tratamento de espondilopatia cervical, prolapso de disco intervertebral lombar, diarreia infantil, doenças coronárias e colecistite, entre outras doenças. A tuiná também se mostra eficaz no tratamento de crianças e idosos.
Já o shiatsu (pressão do dedo) utiliza técnicas de amassamento, prensagem calmante, batidas e alongamento, sendo realizado sem óleos com o uso de roupas leves e confortáveis.
A técnica ajuda a reduzir o estresse e contribui para o bem-estar geral do praticante, sendo usada inclusive para tratar de dores de cabeça, TPM, distúrbios digestivos, fadiga, insônia, fibromialgia, estresse, ansiedade e dor musculoesquelética, incluindo dor lombar, pescoço e articulações.
O shiatsu melhora a circulação sanguínea, a respiração e a postura, além de elevar a imunidade; diminuir dores no corpo, menstruais e lombares. Com a mesma eficiência, ameniza resfriados e previne problemas digestivos.