Problemas na saúde em Alagoas tem raízes diferentes, mas soluções práticas
05/11/2024, 19:20:18As dificuldades de uma área que quanto mais atende, mais tem gente para atender nos momentos de endemias ou pandemias.
Os problemas que atormentam gestores da saúde em Alagoas vão desde atrasos em pagamentos, a outros detalhes internos e próprios da área médica. Médicos não aceitam atrasos em salários que não sejam os normais em todos os hospitais; em média três meses.
Mas os sintomas se espalham tanto na área pública quanto na privada. O Hospital Veredas tem servidores em greve pela terceira vez somente este ano. E o Veredas é particular.
Na SESAU a grita tem foco nos funcionários que reclamam contra o fechamento dos ambulatórios Noélia Lessa, no bairro Levada, e Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, inviabilizando assim atendimentos às populações desses bairros, e a permanência de servidores em seus empregos. Muitos demitidos.
As duas realidades apontam, portanto, para a busca de soluções nas duas áreas, indistintamente se pública ou particular. Logo, vê-se que a crise é como as que sempre aconteceram em épocas diferentes. É o bater no limite.