Eleições nos EUA: entenda como funcionam as votações

Eleições nos EUA: entenda como funcionam as votações
As eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecem nesta terça-feira, 5 de novembro. Entre os candidatos, os dois favoritos são a vice-presidente democrata Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump, do partido Republicano. Diferente do Brasil, que utiliza uma urna eletrônica e escolhe um único dia para realizar a votação de forma simultânea, no país, o processo é diferente. 
Os cidadãos selecionam o candidato favorito para o cargo por cédulas de papel e podem até realizar a votação por correio, antecipadamente. Veja como funciona:
Design
No Brasil, a contagem de votos ocorre de forma simultânea e se somam a um total e quem tiver um maior número, ganha. Nos Estados Unidos, o vencedor não é o candidato que obtiver mais votos na contagem geral, mas, sim, quem tiver mais vitórias por colégio eleitoral nos 50 estados. 
De acordo com a constituição americana, o colégio eleitoral é o processo pelo qual os americanos elegem o presidente e o vice-presidente indiretamente por meio dos eleitores do seu estado. 
Quem são os eleitores dos Colégios Eleitorais: Os eleitores são escolhidos antes das eleições gerais por partidos políticos. Eles podem ser autoridades eleitas, líderes partidários, ativistas comunitários e entre outros, segundo o site do governo “National Archives”
Os estados recebem eleitores de acordo com o tamanho de sua delegação no Congresso. Ao todo, são 530 eleitores, que equivalem aos 50 estados e Washington, DC. 
Para vencer as eleições, é necessário que o candidato tenha 270 eleitores ou mais. Há vários métodos de votação, pois eles mudam de acordo com cada estado. A maioria deles utilizam o sistema de maioria simples, onde o candidato com o maior número de votos vence a eleição. 
De acordo com o governo, na maioria dos casos, o vencedor por estado é anunciado na noite da eleição em novembro, depois que as votações gerais acontecem. A votação real do Colégio Eleitoral acontece em dezembro, quando os eleitores se reúnem em seus estados. 
Nos Estados Unidos, ninguém é obrigado por lei a votar. Por isso, há muitas campanhas para que as pessoas vão às urnas nas votações gerais. Os locais para a votação são distribuídos baseados em seu endereço residencial. Segundo o governo, os locais são geralmente escolas, centros comunitários e outras instalações públicas. 
De acordo com informações da “Verified Voting”, a maioria dos eleitores votam com cédulas de papel. Nela, eles marcam à mão o candidato interessado. No entanto, em alguns estados, é possível utilizar um dispositivo digital para votar conhecido como BMDs (ballot marking devices), onde ele reproduz o registro em papel do voto. 
Em outros, também há a possibilidade de enviar as cédulas por correio, chamados de “All-mail” ou entregar por meio de programas de votação ausente, segundo o governo americano. A vice-presidente e candidata à presidência Kamala Harris, votou por este método, antecipadamente. 
Não. Além do presidente e o vice, também estão sendo eleitos membros para o congresso americano, onde ocorre a aprovação das leis do país. Os candidatos disputam por 435 cadeiras, que são da Câmara dos Representantes, e 34 cadeiras do Senado.