Municípios

Prefeitura realiza sonho antigo dos moradores Povoado Potengy com a chegada do dessalinizador

10/06/2021 17h21
Prefeito Djalma Beltrão transforma críticas do CPA em sonho realizado para o povo do Potengy.
Prefeitura realiza sonho antigo dos moradores Povoado Potengy com a chegada do dessalinizador

Um sonho e desejo antigos que finalmente se realizaram. A comunidade do Povoado Potengy passou a ter água potável para consumo, através da instalação do equipamento de dessalinização da água.

Com o avanço do mar no Rio São Francisco a comunidade Ribeirinha começou a enfrentar algumas dificuldades devido à salinização da água que se tornou imprópria para consumo. Pensando no bem-estar e qualidade de vida e saúde da população, a Prefeitura de Piaçabuçu, por meio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Infraestrutura e Obras, passou a buscar soluções para minimizar essa problemática.

Em um primeiro momento foram realizadas construções de novos poços artesianos para dar assistência à comunidade. Por um certo período de tempo funcionou, mas posteriormente, os poços passaram a não ser suficientes, e daí avistou-se o dessalinizador como solução.

Sonho virou realidade.

Com a chegada e instalação do dessalinizador, a comunidade pôde, então, ser assistida com água potável para consumo. Foi construído uma estação de distribuição de água com um chafariz com cerca de 20 mil litros, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que foi a responsável por toda a instalação do equipamento de dessalinização da água.

Além disso, a comunidade também tem a distribuição de água bruta nas torneiras para os demais serviços, como de higiene pessoal.

Para a secretária de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Djalice Beltrão, esse momento é um marco na história da comunidade.

“Há bastante tempo, o prefeito Djalma Beltrão juntamente com toda a equipe, procurava uma solução definitiva para ofertar para a população do Povoado Potengy, uma água de qualidade própria para consumo. Foram muitos anos de estudos e planejamentos, mas finalmente conseguimos chegar a um denominador comum e realizamos esse desejo antigo dos moradores que passaram a ter água potável em suas casas. Com certeza, esse momento ficará marcado na história da comunidade e do município, disse a secretária. Como também o prefeito Djalma Beltrão será sempre lembrado por este grande feito”, finaliza.

O Sr. Antônio, conhecido como Salobo, que é morador local, comemorou e agradeceu por agora estar tendo em sua residência água de qualidade.

 

“Antes a água que a gente tinha não prestava pra nada, agora está muito boa como água mineral. Estou muito contente com essa ação do Prefeito Djalma Beltrão, que tem olhado para nós aqui do povoado Potengy”, disse o morador.

Autor: Redação

Fonte: DECOM de Piaçabuçu