Municípios

Em ação com servidores, Semed realiza busca ativa no município

17/02/2022 14h19
EDUCAÇÃO EM AÇÃO
Em ação com servidores, Semed realiza busca ativa no município

A prefeitura Municipal de Piaçabuçu, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, vem realizando ações de telerresgate, acolhimento, orientação e, quando necessário, visita às famílias de alunos evadidos ou em estado de abandono escolar. Trata-se de uma estratégia como fator fundamental no combate à exclusão escolar- BUSCA ATIVA.

Com a chegada do retorno das aulas presenciais, no próximo dia 07, através de dados recolhidos em todas as escolas da rede pública municipal, foi percebido que uma quantidade de alunos que ainda não tiveram suas matrículas renovadas, e para compreender a razão, a Semed reuniu sua equipe técnica e o Conselho Municipal de Educação, e iniciou, na tarde desta quarta-feira, a Busca Ativa desses alunos. A primeira comunidade a ser visitada foi a do Povoado Céu. A diretora e a coordenadora da Escola M. Deputado João Beltrão, unidade que atende à comunidade, estiveram acompanhando a equipe da Semed.

“Iniciamos hoje o Programa Busca Ativa. O objetivo desse programa é resgatar os alunos que estão fora da escola para que eles retornem, assim como também, aos que não realizaram a renovação de sua matrícula. Demos o pontapé inicial no Povoado Céu e seguiremos nos próximos dias com um cronograma para visitarmos todas as comunidades do município”, relatou a coordenadora geral de ensino, Janice Gonçalves.

É importante ressaltar que antes mesmo da visita, a equipe tenta a busca pelo aluno através dos diversos meios de comunicação: ligação, SMS, mensagem de whatsapp, entre outros, como forma de resgate ao aluno de volta à escola. O direito dele e dever nosso em proporcionar o conhecimento ao aluno mesmo a escola funcionando em outro formato.

 

 

Autor: DECOM - PIAÇABUÇU

Fonte: Decom - PMP