Municípios

Casa Maternal oferece teste de Triagem Neonatal

27/08/2021 13h39
Piaçabuçu avançando também na Saúde
Casa Maternal oferece teste de Triagem Neonatal

A Saúde em Piaçabuçu continua avançando a cada dia para oferecer melhor atendimento a toda população.

Com a nova padronização da área de maternidade, seguindo o padrão de todas do Estado, a Casa Maternal Mãe Luiza, passa a oferecer os testes de Triagem Neonatal para os bebês nascidos no centro de referência.

Essa triagem engloba os testes do olhinho, linguinha e coração, que são de extrema importância para identificar possíveis problemas que possam haver no bebê, e são indispensáveis nos primeiros dias de vida da criança fora do útero. São realizados antes da alta clínica do recém-nascido.

Teste do Coraçãozinho: Para quê serve?

– O exame é simples, não invasivo, e não causa dor. É realizado na maternidade para detectar doenças cardíacas graves, que podem provocar a morte do bebê ainda no primeiro mês de vida. Este exame pode detectar irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração, além de verificar se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto, e até mesmo, se o sangue bombeado pelo coração contém a quantidade necessária de oxigênio que o bebê necessita.

Teste do Olhinho: Para quê serve?

– É um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer. Basicamente, observa-se o reflexo da luz emitida pela lanterninha no fundo do olho do bebê. Se há alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganha uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares.

Teste da Linguinha: Para quê serve?

– O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

“Compreendendo a importância da triagem neonatal nos primeiros dias de vida do bebê fora do útero da mãe, temos procurado investir mais e mais no atendimento da Casa Maternal nesse momento tão especial na vida das mães que agora poderão ir para suas casas com a certeza concreta que seus bebês estão bem clinicamente, sem precisar se deslocarem para outras cidades para realizar esses testes. Quero agradecer ao prefeito Djalma Beltrão por não medir esforços para atender às nossas demandas. O objetivo é crescer e ofertar mais qualidade em nossos serviços”, disse o secretário de saúde, Geraldinho Beltrão.

 

 

 

Autor: Redação

Fonte: DECOM de Piaçabuçu