Mundo

Programa Covax chega a 1 bilhão de vacinas contra Covid-19 entregues

16/01/2022 08h21
Iniciativa da Organização Mundial da Saúde e outra entidades tem o objetivo de distribuir vacinas para países mais pobres. Meta inicial era entregar 2 bilhões de doses até o final de 2021.
Programa Covax chega a 1 bilhão de vacinas contra Covid-19 entregues

O programa Covax, iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de outras entidades, para comprar e distribuir vacinas contra a Covid-19 para os países mais pobres, chegou à marca de 1 bilhão de doses entregues para 144 países.

A informação foi divulgada neste sábado (15) pela Gavi (Aliança Mundial para Vacinas e Imunização), que cogerencia o Covax ao lado da OMS. A Gavi classificou o programa como "o maior e mais rápido lançamento global de vacinas da história".

O Covax foi lançado em 2020 com a meta de entregar 2 bilhões de doses até o final de 2021. A marca não foi atingida a tempo devido a uma oferta limitada após países mais ricos garantirem a maioria das doses disponíveis. No último trimestre, porém, as remessas cresceram exponencialmente, informou a Gavi.

 

O apoio aos países mais pobres também foi dificultado por restrições de exportações e mudanças na organização. Cerca de um terço das vacinas do Covax foram doadas por países ricos, apesar do plano inicial do programa de comprar doses diretamente.

A mudança no processo de obtenção das vacinas causou atrasos porque, muitas vezes, os doadores solicitaram o envio de doses para países selecionados por eles. Mesmo com o aumento recente nas entregas, a desigualdade na entrega de vacinas permanece alta.

Dados do "Our World in Data" indicam que mais de 76% da população de países mais ricos recebeu ao menos uma dose de vacinas contra a Covid-19 e mais de 70% está totalmente vacinada. Nos países mais pobres, os índices são de menos de 10% e 5%, respectivamente.

A Gavi afirma que está buscando mais fundos para chegar à meta de vacinar 70% da população dos países mais pobres até julho.

Autor: Reuters

Fonte: g1.globo.com