Geral

Vacinas contra Covid para crianças chegam via terrestre na manhã desta sexta; estado vai receber 93,5 mil doses

14/01/2022 08h26
Expectativa é que mais de 1,5 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos sejam vacinadas com as doses infantis no estado.
Vacinas contra Covid para crianças chegam via terrestre na manhã desta sexta; estado vai receber 93,5 mil doses

As primeiras vacinas contra a Covid destinadas às crianças com idade entre 5 e 11 anos devem chegar na manhã desta sexta-feira (14) ao Rio de Janeiro. São 93,5 mil doses, que serão distribuídas para todas as cidades. Os imunizantes serão encaminhados à Coordenação Geral de Abastecimento da Secretaria Estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana.

A expectativa era de que as vacinas chegassem por transporte aéreo na madrugada desta sexta-feira. Porém, as doses estão sendo trazidas via terrestre e devem chegar por volta das 10h, segundo previsão do Ministério da Saúde.

Pelo menos quatro municípios devem buscar as respectivas doses ainda nesta sexta no centro de distribuição: Rio de JaneiroNiteróiSão Gonçalo e Maricá.

Maricá planeja iniciar a vacinação ainda na sexta, aplicando o imunizante na população indígena.

População

 

A expectativa é que mais de 1,5 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos sejam vacinadas com as doses infantis da vacina contra a Covid no estado. Na capital, este grupo é de mais de 560 mil crianças.

“A quantidade é inicialmente pequena, um pouco mais de 90 mil doses, mas que já vai ser suficiente para que a vacinação comece em todas as cidades do Rio de Janeiro já a partir de segunda. A estrutura logística que vai ser montada, com caminhões, carros e helicópteros, permitirá que essa vacina chegue em tempo bastante oportuno nas prefeituras e que, na segunda-feira, a grande maioria delas já possa começar então essa vacinação”, disse o secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Vacinação de crianças contra a Covid deve atingir mais de 1,5 milhão de crianças no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Alexandre Chieppe destacou ainda a importância de que os pais levem seus filhos para serem imunizados contra a Covid.

“É uma vacina extremamente segura, eficaz e é importantíssimo que os pais levem as crianças”, afirmou o secretário.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a vacinação de crianças desta faixa etária. Em 5 de janeiro, o Ministério da Saúde informou que não será exigida receita médica para vacinar o grupo.

O Brasil deve receber 4,5 milhões de doses até o fim de janeiro.

Calendário de vacinação para crianças com idade entre 5 e 11 anos na cidade do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Autor: Ben-Hur Correia e Rennan Rebello, Bom Dia Rio

Fonte: g1.globo.com