Geral

STF renovado

08/09/2012 04h04
Renovação do STF está nas mãos da presidente
STF renovado

Até o fim do seu governo, a presidente Dilma Rousseff terá nomeado, pelo menos, 14 ministros para o Superior Tribunal de Justiça. Ou seja, mais de um terço da composição da segunda corte mais importante do país, formada por 33 ministros, escolhidos dentre desembargadores federais e estaduais, advogados e membros do Ministério Público, alternadamente. Em oito anos, nos seus dois mandatos, o ex-presidente Lula nomeou 17 ministros.

Renovação

A renovação do STJ começou, no ano passado, com o preenchimento das vagas que se abriram pelos primeiros ministros nomeados por Dilma: Antônio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva, Sebastião Alves Junior, Marco Buzzi e Marco Aurélio Bellizze. No mês passado, a até então desembargadora federal Assusete Magalhães foi empossada no STJ.

Até 2014

Com a aposentadoria precoce já formalizada de Cesar Asfor Rocha e a próxima nomeação do substituto de Hamilton Carvalhido, a presidente terá conduzido oito ministros ao chamado Tribunal da Cidadania.

Mas até o fim do seu mandato, em dezembro de 2014, Dilma terá a oportunidade de nomear os sucessores dos seguintes ministros que se aposentam, compulsoriamente, aos 70 anos: Massami Uyeda (em novembro próximo), Arnaldo Esteves Lima, Sidnei Beneti, Ari Pargendler, Gilson Dipp e Eliana Calmon.

Autor: Luiz Orlando Carneiro

Fonte: JB.com.br