Geral

Presidente da Codevasf visita Canal do Sertão na sexta-feira

25/10/2012 03h42
A Codevasf deverá ser responsável pela implantação de dois perímetros de irrigação.
Presidente da Codevasf visita Canal do Sertão na sexta-feira

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, está em Alagoas e visita as obras do Canal do Sertão na próxima sexta-feira (26). Ele será acompanhado por uma equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e fará um voo panorâmico sobre todo o Canal, a partir das 8h da manhã.

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, executada com recursos do Ministério da Integração Nacional e contrapartida estadual. A Codevasf deverá ser responsável pela implantação de dois perímetros de irrigação, sendo um em Delmiro Gouveia e outro em Pariconha.

Desde 2007, o Governo de Alagoas já concluiu cerca de 60 quilômetros do Canal do Sertão. Além disso, Alagoas garantiu recursos, junto ao Ministério da Integração Nacional, para a execução da primeira etapa do terceiro, até o km 77,8, cujas obras já começaram. A Seinfra se prepara também para licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão. O Estado também já licitou e contratou as obras até o km 150.

Uma das obras estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa, o Canal se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios. Beneficiando mais de um milhão de alagoanos, a obra vai abastecer com água tratada a população sertaneja que hoje sofre com a seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural.

O presidente da Codevasf chegou a Alagoas nesta quarta-feira (24), para visitar projetos de desenvolvimento regional executados pela companhia no estado. A visita será acompanhada pelo superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira. Entre os projetos que serão visitados também estão os perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, além da cidade de Arapiraca, onde o presidente conhecerá famílias beneficiadas pelo Programa Água para Todos.

Autor: Agência Alagoas

Fonte: CadaMinuto