Geral

Pescador tenta pegar tubarão em alto-mar, mas acaba sendo mordido, a 2km da costa paraense

26/09/2021 18h09
Homem foi conduzido ao Hospital Regional de Salinópolis, onde segue estável, sem risco de morrer
Pescador tenta pegar tubarão em alto-mar, mas acaba sendo mordido, a 2km da costa paraense

RIO — Um pescador foi mordido por um tubarão na manhã desta quarta-feira, dia 22, enquanto trabalhava em direção ao alto-mar, a aproximadamente 2 quilômetros da praia de Salinas, no Pará. O ataque ocorreu durante a pescaria, conforme o animal era capturado, mas não foi contido o suficiente e, já fora da água, acabou abocanhando a perna de um dos homens no barco.

Seus colegas levaram-no de volta para a costa e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salinópolis. Segundo a prefeitura, o paciente foi levado para o Hospital Regional do município. O tubarão acabou sendo capturado e abatido, conforme mostra um vídeo gravado pelos pescadores. A família da vítima, entretanto, pediu que a imagem do homem fosse preservada.

"Ele segue estável, recebendo atenção de equipe de saúde e passará por procedimento cirúrgico e desde já não há risco de perder a vida", informou a assessoria de imprensa por meio de nota.

Momento em que pescador é socorrido após ataque de tubarão Foto: Reprodução

Pescadores que acompanhavam a vítima disseram que o tubarão mordeu a perna esquerda do homem, na região da panturrilha. Diante do incidente, eles voltaram com o barco ao Porto Grande, referência no município, onde o indivíduo recebeu os primeiros socorros e foi conduzido à unidade de saúde.

"Vale ressaltar que os tubarões que ocorrem em nossa costa não são de espécies agressivas, são pequenos (como o deste caso), e não têm o ser humano como parte da dieta", explicou a prefeitura de Salinópolis em nota. "E este ataque ocorreu em situação de extremo estresse do animal, fora da água e também ele foi capturado em mar aberto, não representando índice de risco a banhistas das praias".

Autor: Louise Queiroga

Fonte: oglobo.globo.com