Geral

Julgamento de réus ligados ao Banco Rural no mensalão

06/09/2012 05h31
STF conclui julgamento de réus ligados ao Banco Rural no mensalão
Julgamento de réus ligados ao Banco Rural no mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta quinta-feira, 6, o julgamento dos quatro réus ligados ao Banco Rural. Restam os votos de quatro ministros. A sessão começa às 14h e é transmitida ao vivo pela TV Estadão.

A maioria dos ministros já considerou irregulares os empréstimos concedidos pelo banco às agências do publicitário Marcos Valério e ao PT. No entendimento da acusação, os valores abasteciam o esquema de compra de apoio político no Congresso.

Até o momento, a acionista do Banco Rural Kátia Rabello e o ex-presidente da instituição José Roberto Salgado foram condenados por gestão fraudulenta. Os outros dois dirigentes suspeitos de envolvimento com o esquema, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane, devem ter tratamento diferenciado. Ex-vice-presidente do banco, Ayanna foi absolvida por cinco ministros. Samarane, por ora, foi condenado por cinco ministros. Mas dois deles – incluindo o relator do processo, Joaquim Barbosa – adiantaram que a pena imposta a Samarane será menor. Em linhas gerais, os magistrados entenderam que eles não tinham influência nas decisões da instituição.

Restam os votos de Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto. Com a sessão desta quinta, o Supremo conclui o julgamento do chamado núcleo financeiro. Na sequência, deve começar a votação que avaliará o caminho do dinheiro, que, segundo o Ministério Público, foi “lavado” para depois comprar apoio político.

Autor: Redação

Fonte: Estadão.com.br/O Estado de SP