Geral

Indiano constrói réplica do Taj Mahal como 'prova de amor' a sua mulher; veja fotos

29/11/2021 17h04
Cópia de famoso mausoléu foi erguida como residência e tem 18 metros de altura; construção custou cerca de R$ 1,4 milhão
Indiano constrói réplica do Taj Mahal como 'prova de amor' a sua mulher; veja fotos

BURHANPUR, Índia — Um empresário indiano de 52 anos construiu uma réplica do monumento Taj Mahal, símbolo universal do amor eterno, como uma casa para sua mulher, de 27 anos. A residência foi erguida na cidade de Burhanpur, no estado de Madhya Pradesh, e custou cerca de R$ 1,4 milhão.

Anand Prakash Chouksey, que é dono de um hospital e uma escola, afirmou que a construção é tanto uma prova de amor a sua mulher, Manjusha Chouksey, quanto uma mensagem de paz ao país. A réplica levou três anos para ficar pronta.

— Foi um presente para minha esposa, mas também para a cidade e seu povo — disse Chouksey à BBC.

O empresário Anand Prakash Chouksey e seu filho em frente à réplica do Taj Mahal Foto: UMA SHANKAR MISHRA / AFP

Vista aérea da réplica do Taj Mahal Foto: UMA SHANKAR MISHRA / AFP

Garotos jogam futebol em frente à réplica do Taj Mahal Foto: UMA SHANKAR MISHRA / AFP

A nova residência foi erguida em sua propriedade de 20 acres - aproxiamadamente 80 mil metros quadrados -, onde está situado seu hospital. O edifício tem 18 metros de altura e vem atraindo um fluxo constante de visitantes e curiosos.

— Queremos enviar uma mensagem de paz e harmonia religiosa — disse Chouksey à AFP. — Há muito ódio ao nosso redor. O amor resolve todos os problemas da vida e o Taj Mahal é um símbolo — emendou.

Atração turística

Segundo o empresário, as pessoas andam nos gramados e posam para fotos no local. Algumas escolheram a residência para fazer seu álbum de casamento. Chouksey afirma que não os impede e que sua casa "está aberta a todos", só não tem como recebê-los no interior da casa.

A residência é composta por dois quartos principais localizados em dois andares separados. Também possui uma biblioteca e uma sala de meditação. A sala ostenta colunas de mármore, uma escada curva e um teto dourado. Apesar da inspiração no Taj Mahal, o desing interior conta com influências contemporâneas, de acordo com o proprietário.

O Taj Mahal é um mausoléu do século 17 na cidade de Agra. Ele foi construído pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua rainha Mumtaz, que morreu ao dar à luz seu 14º filho. O monumento de mármore é uma das principais atrações turísticas da Índia. Antes da pandemia, cerca de 70 mil pessoas passavam pelo local todos os dias.

Autor:

Fonte: oglobo.globo.com