Geral

Corrupção nas eleições

08/09/2012 04h13
Corrupção ativa
Corrupção nas eleições

Um candidato a vereador pelo PT em Manacapuru (80 km de Manaus) ficou preso por mais de nove horas na delegacia local, na terça-feira (4), sob suspeita de oferecer a eleitores casas do programa Minha Casa, Minha Vida em troca de votos.

O candidato Acy da Silva Lima, conhecido como Acy Psiu Psiu, foi preso na periferia da cidade. Na bolsa dele, policiais militares encontraram santinhos e mais de 300 fotocópias das fichas originais das famílias cadastradas no programa.

O delegado Antônio Rodrigues afirmou que o candidato dizia aos eleitores que as casas seriam entregues no mês de dezembro.

Lima pagou fiança de um salário mínimo e foi solto por volta das 20h.

A Justiça Eleitoral informou que analisará o caso na segunda-feira.

Acy Lima, 28, é ex-coordenador do Minha Casa, Minha Vida pela Secretaria de Ação Social de Manacapuru. Ele disse à reportagem que só foi detido porque adversários políticos chamaram a polícia e que fotocopiou as fichas para averiguar se as famílias seriam mesmo contempladas com as casas.

"Fui nas casas porque sabia que as famílias tinham sido contempladas no programa e entregava o meu santinho", afirmou.

Segundo a Prefeitura de Manacapuru, não há data prevista para entrega das casas do programa. As 1.200 famílias cadastradas estão sendo analisadas no momento.
 

Autor: KÁTIA BRASIL

Fonte: Bol/Manaus