Figuras Públicas

Vereador Valdinho Monteiro acusa administração MB de abandono de secretarias

05/05/2017 12h03
Pedro Soares também citou em reposta as hortas escolares, atualmente desativadas.
Vereador Valdinho Monteiro acusa administração MB de abandono de secretarias

O vereador Valdinho Monteiro acusou na tarde da quinta-feira, dia 04/05, na sede do Poder Legislativo, situada na Praça Barão de Penedo, no Centro Histórico da cidade, de abandonar as secretarias que ainda não têm seus titulares para desenvolverem as suas atividades no município.

O vereador do PSDB ao fazer perguntas ao secretário interino da pasta da agricultura, Pedro Soares, cobrou um planejamento para que fossem atendidos os pequenos agricultores do município, coisa que foi dita pelo secretário que apenas está a deixar o planejamento para que o titular que venha a assumir dê sequência ao previsto no planejamento. E Soares completou: “planejamento debaixo do braço não vale de nada”!

Entre perguntas e respostas houve um momento convergente entre as posições do vereador e do secretário: o da descoberta de “agricultores fantasmas” nas listas para pegarem as sementes.

Valdinho Monteiro cobrou uma parceria da pasta da agricultura com a da educação para assim tanto favorecer aos povos do campo quanto à própria prefeitura ao adquirir a produção da agricultura familiar para a merenda escolar atendendo assim a uma lei federal que manda que se compre pelo menos 30% da merenda escolar aos pequenos agricultores. Pedro Soares disse ser esta a intenção do governo, muito embora tenha apresentado dados de que apenas 13% pode ser adquirido pela pouca produção atingida pelos agricultores familiares quanto pela burocracia que cerca tal compra. E finalizou dizendo: “queremos montar essas parcerias”.

Outro ponto abordado pelo vereador foi o projeto Barriga Cheia utilizado na gestão anterior – Alexandre/Israel – que deu muito certo para os povos dos povoados, uma parceria do governo municipal com o governo estadual, e que não vem tendo continuidade neste governo.

Monteiro cobrou também a assistência técnica e de maquinários além da distribuição de sementes em tempo hábil para todos os pequenos agricultores, denunciando que um trator que deveria prestar apoio aos povoados está desaparecido. Sobre esse tema Pedro Soares silenciou.


 

Autor: Por Raul Rodrigues

Fonte: correiodopovo-al.com.br