Figuras Públicas

Porque Derivan Thomaz é o vereador mais forte de Penedo?

29/05/2017 11h15
Na costura política os fatos falam mais que as adversidades.
Porque Derivan Thomaz é o vereador mais forte de Penedo?

Porque nenhum dos vereadores atuais – das últimas três eleições – conseguiriam se reeleger depois de enfrentar pelas vias diretas a dois prefeitos – Israel Saldanha e Március Beltrão – de anunciar que não mais seria candidato a vereador, e, por isso perder 80% dos seus cabos eleitorais, sendo que a maioria deles se candidatou ao cargo, e juntos tiveram 1.800 votos – dos quais 1/3 seria de volta de Derivan, e por decidir se candidatar na mira dos caciques da política de Penedo. Ninguém queria Derivan em seus quadros. A desculpa todos conhecem; Derivan é caro.

A decisão de Derivan Thomaz em não se lançar mais candidato a vereador foi mirando a uma candidatura maior – vice-prefeito – coisa que foi discutida nos bastidores da política, porém com decisão colegiada para que ninguém aceitasse tal propositura. Naquela oportunidade o pensamento do colegiado era de esmagar Thomaz. Os Caciques não gostam de sombra.

Em meio ao mar revolto da sua decisão Derivan pensou até em reorganizar as ideias, mas foi sempre estimulado a não desistir. Tanto pelos correligionários dos povoados, quanto por vozes sagazes da política penedense que não aceitam cabrestos nem selas. Quem ousa ter liberdade no processo político.

Neste caminhar Thomaz foi à caça de um partido sólido e livre das amarras dos grupos políticos de Penedo, conseguindo o Solidariedade. Costurou as suas bases, estudou o espaço de candidatura – a melhor era com o grupo de Carlos onde fez morada – com direito a participação na majoritária. Derivan enxerga política por meio de binóculos, e não a olho nu.

Depois de sediar a sua candidatura junto a Carlos e Ivana, o restante era consolidar uma votação bem mais baixa que os seus próprios recordes, e fazer valer a lei da política: não existe vereador mais forte por tamanho de votação, mas sim pela eficiência dos trabalhos realizados. E neste quesito Derivan é o campeão de obras em Penedo.

Portanto, Derivan Thomaz é o vereador mais forte de Penedo. 
 

Autor: Por Raul Rodrigues

Fonte: correiodopovo-al.com.br