Esportes

Quem é Fernando Lázaro? Conheça o analista que pode comandar Corinthians na quinta

18/05/2021 09h16
Filho de Zé Maria, profissional trabalhou com Tite na seleção brasileira e foi auxiliar de Sylvinho
Quem é Fernando Lázaro? Conheça o analista que pode comandar Corinthians na quinta

Caso o Corinthians não consiga contratar um substituto para Vagner Mancini como treinador da equipe em tempo hábil, o analista de desempenho Fernando Lázaro será o encarregado de ficar no banco de reservas e comandar o Timão na quinta-feira, diante do Sport Huancayo-PER, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

O jogo é válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, competição na qual o Corinthians já não tem mais chances de classificação.

Fernando Lázaro tem 39 anos – faz 40 em junho –, é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo do Timão, e está em sua segunda passagem pelo clube. A primeira começou em 1999, quando ele ingressou no departamento de informática, e durou até 2016, quando foi convidado para trabalhar com Tite na seleção brasileira. O analista participou da campanha na Copa do Mundo da Rússia e do título da Copa América de 2019.

Antes de ser contratado pela CBF, o profissional chegou a trabalhar como auxiliar de Fábio Carille, interinamente, em 2016.

Um dos responsáveis por implementar a análise de desempenho no Corinthians, Fernando Lázaro voltou ao clube no início deste ano para comandar o Cifut (Centro de Inteligência do Futebol).

Em 2020, ele teve uma breve passagem como auxiliar de Sylvinho no Lyon, da França.

Formado em Educação Física, Fernado Lázaro tem as Licenças A e B da CBF Academy, além do curso de treinadores do Sitrefesp (Sindicato dos Treinadores de Futebol de São Paulo).

Em entrevista ao ge, em fevereiro deste ano, o profissional falou sobre a carreira, os planos na volta ao Corinthians e também sobre a possibilidade de, no futuro, voltar a ser auxiliar de campo ou virar treinador:

– Gosto de futebol, de colaborar, de contribuir, me satisfaz bem o que faço hoje. Trabalhar no campo é uma extensão do que se faz internamente, você vai ficando com mais clareza do processo para entender as demandas reais, são áreas que se complementam, gosto das duas, acho que tenho mais afinidade com fora do campo pelo tempo de prática, mas me adaptei bem também – declarou.

A diretoria alvinegra trabalha em busca de um substituto para Vagner Mancini. Segundo o blog do PVC, Renato Gaúcho é o favorito para o cargo e deve se reunir com o Timão nesta terça.

O Corinthians somou quatro pontos em quatro jogos na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apenas o primeiro colocado da chave avança para as oitavas de final, e o Timão não tem mais chances de alcançar o líder Peñarol-URU.

 

Autor: Bruno Cassucci

Fonte: globoesporte.globo.com