Esportes

Minutagem média da base do Flamengo no time principal cresce 80% com Paulo Sousa

13/05/2022 19h15
Hugo Souza e João Gomes estão no TOP-3 de atletas mais utilizados pelo treinador no Flamengo
Minutagem média da base do Flamengo no time principal cresce 80% com Paulo Sousa

"Craque o Flamengo faz em casa". A famosa frase mostra a relação histórica que o Rubro-Negro tem com jogadores oriundos da base. Um levantamento do Espião Estatístico analisou a utilização dos Garotos do Ninho na equipe principal com os últimos quatro treinadores que passaram pelo Fla e constatou um dado interessante: Paulo Sousa foi o técnico que mais aproveitou a base nos últimos anos.

Em 25 jogos com Paulo Sousa, as pratas da casa jogaram, somados, um total de 8.218 minutos - média de 329 minutos por jogo. Em relação a Renato Gaúcho, por exemplo, houve um aumento de 167% na minutagem média dos atletas da base por jogo. A média dos quatro treinadores anteriores era de 183 minutos dados aos garotos por jogo, ou seja, aumento de 80% com o atual técnico.

Hugo Souza, com 1863 minutos, e João Gomes, com 1701, foram os atletas da base mais utilizados pelo técnico português. Em comparação com todo elenco Rubro-Negro, os dois só ficam atrás de Gabriel, que possui 1987 minutos em 2022.

Outro atleta que ganhou muito espaço na temporada foi Lázaro, que jogou 22 partidas, marcou dois gols e deu seis assistências - é o líder de assistências no elenco junto com Arrascaeta. Vale lembrar que o jogador chegou a ser descartado pelo técnico Rogério Ceni e quase saiu do clube.

 

Quem também utilizou bastante a base foi Rogério Ceni. O treinador aproveitou 23 jogadores, um a mais do que Paulo Sousa, mas a média de minutos em campo dos garotos é 26% inferior em relação a atual. Com o ex-comandante, o jogador da base mais utilizado foi o lateral Matheuzinho, com 2.278 minutos em 33 jogos disputados.

Outro técnico que se destaca na utilização na base Rubro-Negra é Domenèc Torrent. Em 26 jogos sob o seu comando, os atletas da base jogaram, somados, um total de 5.629 minutos. Média de 216 minutos por jogo. Hugo Souza foi o atleta da base que mais ficou em campo com Dome . O goleiro teve 1.287 minutos com o espanhol. Vale ressaltar que o clube passou por um surto de Covid-19 e teve que subir vários atletas precocemente.

Renato Gaúcho e Jorge Jesus foram os treinadores que menos recorreram à base em seus trabalhos. Em 58 jogos com o Mister, os atletas tiveram uma média de 132 minutos por jogo. Já com Portaluppi, em 38 jogos, a média cai para 123 minutos por jogo.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Autor: Felipe Tavares, João Guerra e Roberto Maleson

Fonte: globoesporte.globo.com