Brasil

Vai-Vai deixa quadra no Bixiga por causa de obras do Metrô e fará ensaios no Pacaembu

22/09/2021 16h55
Escola de samba fez acordo com empresa responsável pelas obras e receberá nova sede em outro local em 9 meses. No terreno que abrigava a escola será construída uma estação da linha 6-Laranja do Metrô.
Vai-Vai deixa quadra no Bixiga por causa de obras do Metrô e fará ensaios no Pacaembu

A escola de samba Vai-Vai deixou oficialmente nesta terça-feira (21) a sede que ocupou por mais de 50 anos no bairro do Bixiga, na Bela Vista, após um acordo com o consórcio contratado pelo governo do estado de São Paulo para a construção da linha 6-Laranja do Metrô, que no local construirá uma estação.

Vai-Vai mudará de sede e deixará atual quadra no Bixiga que ocupava há mais de 50 anos — Foto: reprodução

Segundo o presidente da agremiação, Clarício Aparecido Gonçalves, após um acordo com o consórcio construtor, a escola receberá uma nova quadra na Almirante Marques Leão, também no Bixiga. A nova sede ficará pronta em 9 meses, informou Gonçalves.

"Anunciamos ontem (na terça, 21) para a comunidade e já deixamos a sede, estamos tirando as coisas de lá, mas oficialmente foi ontem o encerramento das atividades no local. Alugamos, para esse período, um outro local, também no Bixiga, para armazenas nossos bens e o material. O acordo com a concessionária, que estava em tratativas desde 2015, foi amigável, eles vão construir uma nova sede, arcando com os custos", afirmou Gonçalves ao g1.

Para 2022, os tradicionais ensaios da escola, que eram feitos na rua, no Bixiga, com a presença de público, serão realizados no Estádio do Pacaembu, na Zona Sul de São Paulo, aos finais de semana, das 15h às 21h.

A escola também fechou uma parceria com o Centro Cultural Vila Itororó, que também fica no Bixiga, para utilizar o local para aulas e ensaios de canto, música e outras atividades, informou o presidente.

Processo

 

O terreno que era ocupado pela quadra da escola foi requisitado pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos à Prefeitura de São Paulo em 2015. Nesse período, foram tomadas as tratativas legais para que a área fosse cedida.

Segundo o Metrô, a Prefeitura está providenciando o registro do terreno e o governo do Estado e o Consórcio Move São Paulo - responsável pela construção da Linha 6-Laranja - farão a nova quadra da Vai-Vai, em contrapartida à área que será demolida para a implantação da nova Estação 14 Bis.

Autor:

Fonte: g1.globo.com