Brasil

Rio reabre 12 estações do BRT na Zona Oeste; Paes diz que serviço vai ficar 'digno' só em 18 meses

26/09/2021 17h08
Reabertura estava prevista para o dia 19 de setembro, mas teve que ser adiada por violência. Crime na região foi a causa do fechamento das estações.
Rio reabre 12 estações do BRT na Zona Oeste; Paes diz que serviço vai ficar 'digno' só em 18 meses

A Prefeitura do Rio reabriu neste domingo (26) 12 estações do BRT na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste. Os terminais foram reformados e tiveram a iluminação recuperada.

Elas estavam fechadas desde 2018 por causa de vandalismo e dos constantes tiroteios na região.

A via – que liga Santa Cruz a Campo Grande, na Zona Oeste – receberá linhas de ônibus em intervalos menores. Cada uma das 12 estações foi reformada ao custo de R$ 400 mil, totalizando R$ 4,8 milhões de investimento.

 

“O BRT bem operado e sendo utilizado de maneira correta traz dignidade para a população. Antes, o passageiro tinha que pegar um “quentão” todo dia na Avenida das Américas em mão dupla, cheia de acidentes e com muito engarrafamento para chegar ao trabalho. Quando a gente implantou o BRT, a pessoa passou a chegar com mais conforto, em 40/50 minutos daqui de Santa Cruz até a Barra” disse o prefeito Eduardo Paes.

As 12 estações entregues aos cariocas são: Cesarão I, Cesarão II, Vila Paciência, Três Pontes, Júlia Miguel, Parque São Paulo, Cosmos, Icurana, Vilar Carioca, Inhoaíba, São Jorge e Cândido Magalhães.

Prefeito diz que serviço será digno apenas em 18 meses

 

O prefeito pediu ainda que a população tenha cuidado com o transporte e que não vandalizem os espaços para conservar o serviço.

“Tratem com cuidado, preservem, tenham carinho com esse espaço. O sistema BRT ainda vai melhorar muito. Deve demorar um ano e meio para que a gente diga que tem algo digno aqui. Quem acha que isso é pouco tempo é porque não tem noção do processo burocrático que é fazer uma concessão. Vai demorar ainda para ficar perfeito, mas a gente sabe que, a partir de agora, esse corredor da Cesário de Melo vai ter um serviço de qualidade”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 30 ônibus vão fazer os serviços das novas linhas do BRT na região, com capacidade para transportar 1,6 mil passageiros por hora, em cada sentido, nos horários de pico. As ações fazem parte da intervenção da Prefeitura no sistema até que a nova licitação do transporte público da cidade seja realizada.

 

Reabertura foi adiada por causa da violência

 

A prefeitura tinha anunciado que a reabertura seria no domingo passado, mas teve que adiar justamente por causa da violência no entorno das estações.

De acordo com a prefeitura, a reabertura dessas 12 estações representa um acréscimo de 30 ônibus passando pela região, o que atende a 3 mil pessoas por hora nos horários de pico.

Autor:

Fonte: g1.globo.com