Brasil

Passagem de meteoro 'bola de fogo' de cor esverdeada é flagrada em SC

18/05/2022 18h50
Trajeto do meteoro pôde ser visto durante cerca de 5 segundos.
Passagem de meteoro 'bola de fogo' de cor esverdeada é flagrada em SC

Uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Norte catarinense, flagrou a passagem de um meteoro "bola de fogo" na noite de terça-feira (17). Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fireball, como também é conhecido, foi registrado sobre a costa de Santa Catarina.

Justino afirma que o trajeto do meteoro bola de jogo, chamado assim pela intensidade do brilho, pôde ser visto durante cerca de 5 segundos, a partir das 18h57.

 

 

"Um dos fatores que contribui para que ele seja tão luminoso, é porque trata-se de uma rocha espacial um pouco maior que entrou na atmosfera", explica Justino.

O mesmo evento foi registrado em FlorianópolisItapema, Jandira (SP), Curitiba (PR)E São José dos Pinhais (PR). De acordo com relatos de testemunhas à Bramon, o meteoro possuía tonalidade esverdeada.

"Geralmente a cor esverdeada indica que o fenômeno ocorreu nas camadas mais altas da atmosfera. Quando ele atinge as camadas baixas da atmosfera a tendência é ele ficar amarelado. É devido a interação com os gases atmosféricos que possuem diferentes concentrações de acordo com a altitude", comenta o astrônomo.

 

De acordo com Justino, a composição do meteoroide também pode influenciar na cor do meteoro. "Mas é algo que requer um estudo mais aprofundado através da análise do espectro de luz", esclarece.

Autor: Sofia Mayer, g1 SC

Fonte: g1.globo.com