Brasil

Paciente realiza sonho de se casar ao ganhar cerimônia em hospital de SP: 'Emocionante'

10/06/2021 08h58
Empregada doméstica Joanita da Silva Bispo, de 36 anos, se casou no Hospital de Cubatão. Ela estava com o companheiro há 18 anos e não realizava a cerimônia devido a dificuldades financeiras.
Paciente realiza sonho de se casar ao ganhar cerimônia em hospital de SP: 'Emocionante'

A empregada doméstica Joanita da Silva Bispo, de 36 anos, realizou o sonho de se casar ao ganhar uma cerimônia no hospital onde faz tratamento, em Cubatão (SP). A paciente luta contra uma doença renal crônica e faz hemodiálise na unidade há um ano. Ela compartilhou com profissionais do hospital o sonho de ter um casamento e teve o desejo realizado pela equipe.

 

"Foi muito emocionante colocar o vestido que eu escolhi, muito especial. Estou totalmente feliz", descreveu Joanita em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (10).

 

O casamento foi realizado no Hospital de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, nesta quarta-feira (9). A empregada doméstica, que cuida de três filhos, havia deixado o sonho de casar de lado por não ter condições financeiras. Ela e o ajudante geral Erivaldo Manoel da Silva, de 41 anos, estavam juntos há 18, sem poder realizar a cerimônia.

Casamento aconteceu dentro do Hospital de Cubatão, e planejamento foi realizado por equipes da unidade — Foto: Aderbau Gama/Arquivo Pessoal

Em 2020, Joanita descobriu que tem insuficiência renal, uma doença crônica que exige que ela passe quatro horas por dia, três vezes por semana, no hospital para fazer hemodiálise. Durante conversa com uma psicóloga e uma nutricionista da unidade, ela comentou sobre o sonho de se casar. No dia seguinte, recebeu a notícia de que, por conta de uma campanha realizada no hospital, os funcionários ajudariam na realização do casamento.

"No momento, não acreditei, mas quando conversamos, vi que era verdade", relembra Joanita. Junto com a equipe do hospital, começaram os preparativos para a cerimônia. Devido à pandemia, a festa foi adaptada, e os convidados receberam salgados e doces para levar para casa, evitando que a alimentação fosse feita no local. A dama de honra e o pajem foram os filhos mais novos do casal, e um pastor da igreja da noiva celebrou a união.

Joanita estava há 18 anos com Erivaldo e pode realizar o sonho de se casar — Foto: Aderbau Gama/Arquivo Pessoal

O vestido, o terno do noivo e as roupas dos filhos foram cedidos pelo hospital, assim como as alianças. Para Erivaldo, foi muito importante ver a esposa ter esse momento. "Foi tudo uma novidade, e eu achei muito bacana. A Joanita é tudo para mim, gosto demais dela, e ela merece a cerimônia", comemora.

 

Joanita revela que, agora, aguarda para realizar o próximo sonho, que é fazer o transplante de rins, mas comemora a conquista desta quarta. "Foi muito importante para mim, vai ficar na memória", finaliza.

Campanha

O Hospital de Cubatão aderiu ao projeto 'O que importa para você?', uma iniciativa que tem o objetivo de estimular uma relação humanizada entre pacientes e profissionais de saúde. Esta é a quarta ação no hospital, a mais diferente realizada no local.

"A gente gosta muito de realizar sonhos, principalmente quando envolve amor. Então, a equipe toda se mobilizou, foram meses de planejamento. As equipes de infectologia, de segurança, nutricionistas e outras equipes contribuíram com algo para transformar o sonho em realidade”, conta a superintendente da Fundação São Francisco Xavier, Ana Rosa dos Santos.

O projeto surgiu nos Estados Unidos e foi adotado por diversos hospitais brasileiros, sendo referência para o hospital da cidade. Após avaliação e uma primeira experiência, os profissionais continuam com ações para realizar os desejos de pacientes.

Autor: Leticia Gomes

Fonte: g1.globo.com