Volta às aulas presenciais; acerto ou erro?

Dentre as possibilidades que se seguem com os últimos dados estatísticos, volta às aulas presenciais é risco diminuído pelas evidências.

Volta às aulas presenciais; acerto ou erro?

Vivemos tempos de muita angústia e incertezas quanto ao dia de amanhã. Ninguém sabe o que de repente pode vir a acontecer. Se a paz com a chegada de boas notícias sobre o Coronavírus, ou se a guerra com notícias de infectados e mortos pelo Covid-19.

Sob o ângulo das evidências a volta às aulas presenciais representa a dualidade das opiniões. Muitas escolas por meio dos seus diretores e corpo docente defendendo a volta das aulas presenciais, pois os professores já se sentem esgotados diante de tantas exigências para suprirem aulas virtuais, e ao mesmo tempo com medo pelos números não favoráveis das mortes de colegas com suas vidas ceifadas pelo inimigo invisível. Últimos dados: quarenta professores mortos. Dados do SINTEAL.

Os jovens e adolescentes cansados de estarem em casa com ou sem as companhias dos pais começam a dá sinais de impaciência pelos meses enclausurados em suas casas ou apartamentos, além da cobrança quanto aos encontros com colegas que há meses somente se falam pelo celular. Por característica, os adolescentes gozam das suas amizades fechadas, e por isso mesmo estão sentindo muita falta desses encontros.

E neste momento a infecção entre jovens também aparece em crescente número o que deixa a pais e mães apreensivos ou desesperados. Mas em Alagoas as evidências de segurança entre alunos da rede particular são favoráveis. Foram registrados casos de professores infectados, já de estudantes o número é muito pequeno.

Já pelos dados estatísticos dos especialistas da UFAL que estudam o fenômeno da pandemia, ainda estamos em fase critica, muito embora a curva infectados e de mortos já apresente indícios de queda.

De certo, a experiência sob rigorosos e criteriosos cuidados apontam para a possível volta das aulas presenciais.  

Creditos: Raul Rodrigues