Teleférico em Penedo; o Ouro de Tolo para quem não tem emprego e renda!

Piranhas e Delmiro Gouveia têm muito mais condições naturais para funcionar teleférico. Nosso desnível entre partida e chegada é muito pequeno. Mas...

Teleférico em Penedo; o Ouro de Tolo para quem não tem emprego e renda!

Parte da imprensa alagoana tomou conhecimento na segunda-feira, 09/08, que uma empresa francesa tinha interesses em disponibilizar teleféricos ou *funiculares entre as cidades os destinos turísticos em Alagoas. Penedo, Piranhas e Delmiro Gouveia. E um dos primeiros projetos foi para Penedo com ponto de partida das imediações da igreja Nossa Senhora do Rosário, com destino às margens do rio São Francisco na Prainha. Local dos festejos do Bom Jesus dos Navegantes.

Lemos a matéria e depuramos os fatos.

Ponto de partida igreja Nossa Senhora do Rosário: só se fosse partindo do alto da torre da referida igreja. Do contrário o teleférico teria que se deslocar por entre as ruas da cidade. Ou então se fazer uma base de partida suspensa. Pelo menos é uma análise de quem é leigo no assunto, mas não desprovido de inteligência.

Ponto de chegada a Prainha: se formos imaginar durante os festejos do Bom Jesus dos Navegantes, até que teremos público, pois a vaidade humana é parecer estar por sobre os demais seres viventes da vala dos comuns. Além é claro, de contar com uma chegada magistral ao local de concentração da maior festa popular e religiosa da nossa região.

Viabilidade do negócio para os penedenses? Passados os festejos do Bom Jesus dos Navegantes quem de vós pagaria para descer de teleférico da igreja Nossa Senhora do Rosário para a chegada ao nada? Sem o Bom Jesus dos Navegantes em festa a área da Prainha é um pequeno deserto.

Emprego e renda? Quantos penedenses estariam habilitados a trabalharem no teleférico? Se treinados, muito poucos. Um custo benefício quem sabe para se tornar – se realizada a obra – em mais um Elefante Branco no Brasil, desta feita em Penedo.

É bem diferente do projeto do Bairro Raimundo Marinho ou Cidade do Povo.

 

Mas o atual mercado dos políticos é vender esperanças.

Funiculares - pequenos  vagões movidos por sobre trilhos para interligarem pontos altos e baixos em determinadas regiões.

 Funicular de Saint-Hilaire du Touvet (França)

Teleférico: sistema de transporte para pessoas interligando pontos altos a pontos extremamente baixos em determinada região ou cidade. 

 Skyline Queenstown (Nova Zelândia)

 Grindelwald-M;nnlichen (Alpes Suíços)

 Mi Teleférico (Bolívia)

 Pão de Açúcar (Rio de Janeiro)

QUANDO A ESMOLA É GRANDE DEMAIS, ATÉ CEGO DESCONFIA!

Empresa francesa vai investir em teleférico em Penedo, Piranhas e Delmiro Gouveia.

Creditos: Raul Rodrigues