Reabertura do espaço do Cineteatro São Francisco para Centro de Convenções

à família Peixoto e Gonçalves o reconhecimento aos seus benfeitores, a quem fez nascer esse novo tempo a resposta ao povo penedense pelas oportunidades que lhes foram dadas.

Reabertura do espaço do Cineteatro São Francisco para Centro de Convenções

Momento histórico da inauguração - Prefeito Hélio Lopes, Comendador Zeca Peixoto. Engº Roberto da Silva Peixoto e Dr. Mário Gonçalves.

Todo reaproveitamento de algo que estava obsoleto quando tem um direcionamento para o desenvolvimento é uma retomada para o crescimento de uma empresa – quando totalmente privada – de uma cidade – quando de iniciativa mista, público/privada – ou de um estado ou país na mesma direção da iniciativa público/privada, que termina em oportunidades de emprego e renda para um povo.

Mérito de quem pensou assim, e mérito também para realizou o fim.

Desenlace da fita inaugural

Assim definimos a reabertura do espaço do antigo Cineteatro São Francisco, mais conhecido nacionalmente como Cine São Francisco, que reabre sob a condição de ser um Centro de Convenções de Penedo para o mundo. Penedo estava a quatorze anos vendo se depauperar – ser carcomido pelo tempo – uma das maiores casa de espetáculos do Norte/Nordeste do país. Os cinemas perderam a força para a televisão, e depois com a chegada dos vídeos cassete e dos DVDs, que finalmente trouxe a comodidade desse triunvirato para dentro de cada casa a preços módicos. O tempo se encarregou em baixar os preços e todos adquiriram.

Autoridades presentes

Será a Segunda vez que o Majestoso Hotel São Francisco abrirá portas para desenvolver Penedo. Será a segunda vez que uma das obras do Comendador Zeca Peixoto, hoje administrada pelo seu neto, Roberto José, fará brilhar o nome da cidade histórica das Alagoas trazendo para gerar desenvolvimento em todos os aspectos, grandes convenções e encontros na cidade que o viu nascer depois do nascimento do Cine São Francisco. Claro que em parceria com os órgãos governamentais que buscam também soluções para a população penedense.

Da reforma

Toda reforma é mais complicada que a própria construção. Construir é fazer enquanto que reformar é refazer. Fazer é como “eu quer”, é fruto imaginação do autor da obra. Reformar, não mais seguir a planta, mas sim os traçados deixados por entre tudo do todo.

As bilheiteiras Sasá e Sesé.

E por assim ser, a ausência do ar condicionado funcionando a contento não deixa de ser um ponto a se comentar sem o tom de crítica. Reformar é complicado. A ausência dita pelo senhor prefeito de parte da iluminação direcionada ao palco, da sonorização a ser adaptada aos moldes antigos locais do cineteatro, para bem aproveitar a acústica de perfeitos cálculos dos tempos dos profissionais sem a máquina de calcular, trarão de volta toda a galhardia do maior ponto de encontros de toda a sociedade penedense e todos os tempos. O Cine São Francisco e seu glamour.

Dona Maria Lucinda matriarca dcom 93 anos.

Em todo o contexto, a história está sendo recontada, remontada e o sucesso de antes com certeza irá tomar lugar e assento entre saudades, lembranças e a perfeita união, o caminhar de todos que fazem o monumento histórico dos PEIXOTO&GONÇALVES engastado à cidade do Penedo do ontem do hoje e do sempre.

  

 

 

Creditos: Raul Rodrigues