Quem de fato tiver mais deputados estaduais fará novo governador.

Quem de fato tiver mais deputados estaduais fará novo governador.

Quem de fato tiver mais deputados estaduais fará novo governador.

Será dessas cabeças que a decisão será tomada.

Não há dúvidas de que a eleição para governador de 2022 em Alagoas será a mais acirrada dos tempos modernos. Desde os tempos das disputas entre Divaldo Suruagy – da Arena e depois do PDS – contra Zé Costa e José Moura Rocha – MDB – que não assistíamos a um prenuncio de guerra dos bastidores.

Na época de Zé Costa e José Moura Rocha, a lei eleitoral foi até mudada para favorecer ao representante dos governos militares, Divaldo Suruagy. Voto Camarão, e a não contagem dos votos nos municípios que não tivessem candidatos a prefeito e vice. Tudo em nome da “democracia.”

Outra grande disputa foi entre Renan Calheiros e Geraldo Bulhões, cujos números das pesquisas davam como certa a eleição de Calheiros, e o abrir das urnas mostraram exatamente o contrário. Há até quem duvide da lisura daquele resultado.

E olhe que nas eleições de 2000 a assembleia também foi o estopim da derrota de Renan Calheiros. Isto sem se falar nos méritos de quem fez a vitória de GB.

Em 2022 a disputa entre os Calheiros e o novo grupo a ser formatado por Arthur Lira, Marcelo Victor e Collor sabe-se que quem vencerá o pleito será quem sair de dentro da ALE com o governador Tampão eleito.

Marcelo Victor foi eleito presidente da ALE e reeleito com a maioria esmagadora dos votos, mas para eleger o governador Tampão a gasolina terá que ser aditivada ou querosene de aviação. Fará o governador quem aglutinar mais deputados estaduais.

 

Creditos: Raul Rodrigues