Que recomecemos mesmo depois de tantas tragédias: Covid-19, guerra na Ucrânia e chuvas torrenciais.

Entrevista será das 09 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos no Programa Penedo Real pelas redes sociais.

Que recomecemos mesmo depois de tantas tragédias: Covid-19, guerra na Ucrânia e chuvas torrenciais.

As cenas dantescas que nos avizinham desde 2020 com a Primeira Onda da Covid-19, nos tem levado a reflexões cujas as perguntas muitas delas ficam sem respostas dentro do empirismo, precisando do estudo da psicologia.

No empirismo buscamos nos fundamentar para acalmar nossos corações feridos por tanta dor e sofrimento. Mas o aconselhamento de técnicos é a melhor das soluções.

E, tão logo nos separamos da primeira onda do Covid-19, em 2021 veio a Segunda Onda e mais forte invasão deste vírus letal levando-nos a números assustadores como as quase 700 mil mortes, o que representa quase a uma população da cidade de Maceió.

É muita dor espalhada por entre as famílias que perderam um, dois ou até mais entes queridos em meio às especulações politiqueiras de quem não defendeu em tempo hábil, a vacinação em massa, o uso das máscaras que salvaram vidas, e o desrespeito às aglomerações que feriram mortes sabe Deus a quantas vidas.

Tão logo nos vacinamos e encontramos a média de confiança confortável para retornarmos ao quase normal, surge a opinião de um líder absolutista e temeroso ditador, e gera a guerra entre a Rússia e a Ucrânia baseada tão somente na geopolítica desmedida que prega um único objetivo: dominar para se fortalecer. Morre a democracia e dá-se ao nome de morte aos inocentes atingidos pelo ódio violento do poder.

É uma espécie de releitura do esquecimento de que Deus existe.

E, somando-se a tantas catástrofes o nosso Nordeste tão sofrido pelas secas que destroem plantações, matam de sede a uma população sofrida e calejada pelos raios solares causticantes, vem um derramar de chuvas fora época e de forma torrencial, fazendo desmoronar sonhos conquistados – casas próprias – vidas que afogam entre lama e água, e tudo de bens materiais que é levado pelas águas em forma de cachoeira por entre as ruas de mais de uma centena de cidades.

É muito desafio para ser vencido sozinho.

Por isso nesta quinta-feira, 09/06, estaremos entrevistando ao psicólogo Vinícius Galvão do Projeto Recriar, para falar conosco de como a vida deva ser retomada mesmo que com as feridas abertas por tantos sofrimentos acumulados.

 

Você não pode perder esta oportunidade de assistir ao vivo e em cores, a fala de um técnico que estudou e se capacitou para ajudar as pessoas em situações como estas que vivenciamos neste momento. 

Creditos: Raul Rodrigues