Porque Renan Calheiros é importante para que a CPI? Para que se chegue às verdades? Assista ao vídeo.

A tropa de elite do presidente está sempre pronta para abortar a derrocada da "moral e honradez" do projeto político familiar.

Porque Renan Calheiros é importante para que a CPI? Para que se chegue às verdades? Assista ao vídeo.

A condução das reuniões da CPI da Pandemia no senado, criada por ordem do Supremo Tribunal Federal – STF – tem por missão precípua chegar aos possíveis culpados pelas mortes pode covid-19, ocorridas no país por omissão, negligência ou quaisquer que sejam os atos abomináveis das autoridades responsáveis pelo combate ao Coronavírus.

No momento de instalação da CPI senadores cobraram e conseguiram fazer com que se investigassem também a governadores e prefeitos como possíveis corresponsáveis por tantas mortes e desvios de recursos, já se considerando como mortes regionalizadas. O que foi então acordado pelos senhores senadores e ponto final.

Mas eis que desde a sua instalação por meio da eleição do presidente e vice-presidente eleitos pelos senhores senadores, a escolha do relator foi outro ponto de divergência entre os titulares da CPI, porém sem surtir fruto a divergência. O senador Renan Calheiros(MDB/AL) era o preferido dos partidos acordados para a escolha da presidência, com o compromisso de o relator ser o senador alagoano, o que terminou por ser.

A partir das oitivas das testemunhas as diferenças políticas começaram a aparecer e daí por diante a troca de duras palavras são naturais do parlamento. Mas dentro do regimento interno de cada Casa de Leis há um capítulo destinado ao Decoro Parlamentar, que proíbe o uso de palavrões ou palavras de baixo calão, isto para se evitar a descompostura podendo se chegar às vias de fato.

Na manhã e tarde desta quarta-feira, dia 12/05, eis que durante a desastrosa participação da testemunha Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação da presidência da república que não se saiu muito bem ao responder as perguntas feitas pelos senadores independentes e de oposição, e deixou no ar a imprecisão das suas respostas, vindo a ser chamado de mentiroso pelo relator, senador Renan Calheiros, e por outros tantos senadores por tantas divergências entre as falas e documentos anteriores de autoria do próprio ex-secretário, como também áudios e vídeos de sua produção, e a entrevista concedida por Fabio à Revista Veja.

As divergências foram tão gritantes que nem os governistas suportaram fazer tantas defesas. Era o indefensável. As contraprovas foram chegando aos poucos e Wajngarten foi ficando sem folego até ser ameaçado de prisão pelo relator e por outro senador, Fabio Contarato, delegado de Polícia Civil do ES, que indignado fez seguidas citações das possibilidades da prisão ser legal e possível.

Já no avançado da hora eis que o senador Flávio Bolsonaro – tropa de elite presidencial – chega e para acabar ou suspender a reunião da CPI chama ao senador relator Renan Calheiros de “vagabundo”, momento em que a reunião foi suspensa em nome da ordem.

 

Eis a razão pela qual o senador e relator Renan Calheiros é importante neste momento da política nacional, pois somente quem sabe do nível de corrupção das partes pode mensurar a carga de TNT pronta para explodir. Para Bolsonaro intimidar a sequência da CPI é fato decisivo para a sua carreira política. Para o Brasil, as verdades terão que vir a tona para que a população saiba que precisamos limpar Brasília da filhocracia de sustentação.

Assista ao vídeo da reunião da CPI da Pandemia no senado no momento da discussão entre os senadores Flavio Bolosonaro e Renan Calheiros. 

Creditos: Raul Rodrigues